BBC de Londres faz matéria sobre segurança pública em praias do Nordeste

Rua do Anel Viario praia da Pipa
Rua do Anel Viario praia da Pipa

Reportagem internacional cita Praia da Pipa, mas realidade local aponta redução histórica na criminalidade e melhora na sensação de segurança entre turistas

A matéria publicada em 28 de julho pelo site BBC News Brasil, com o título “Paraísos dominados: como facções transformaram destinos turísticos do Nordeste em um grande negócio”, cita a Praia da Pipa, em Tibau do Sul, como exemplo de violência ligada a facções. Segundo o texto:

“Para quem mora ali, porém, a presença e a crueldade das facções são bastante conhecidas, das ameaças a quem não cumprir ordens e decapitações aos pontos de venda em espaços centrais das vilas, segundo moradores, autoridades e pesquisadores com quem a BBC News Brasil conversou nas últimas semanas.”

“O Estado vende isso aqui como o paraíso, mas não garante o mínimo para a população. O assunto é ainda abafado na cidade, porque não se pode falar mal para não correr o risco perder turistas”, diz Carla, uma moradora de Jericoacoara.”

“No mesmo mês, em Pipa, um triplo homicídio na principal rua da vila, a Avenida Baía dos Golfinhos, causou pavor entre os moradores e turistas. Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, os crimes, bem na esquina da delegacia local, foram motivados por uma briga entre facções criminosas rivais.”

“Já em Porto de Galinhas, em 2022, numa demonstração de força que até hoje está na mente dos moradores, estradas foram bloqueadas e o comércio fechou as portas após ordem da facção local, a Trem Bala.”

Mudança no comando e reforço na segurança pública

Em março de 2024, o delegado Erick Gomes da Silva foi transferido da DEICOR (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) para a Delegacia Municipal de Tibau do Sul, assumindo também a Delegacia Especializada da Mulher em Nova Cruz. Reconhecido por sua experiência na região, ele trouxe uma atuação mais estratégica no combate ao tráfico local e às facções.

Paralelamente, o governo estadual e federal ampliaram investimentos em segurança pública no Rio Grande do Norte, com aquisição de viaturas, equipamentos modernos e valorização dos agentes policiais, o que contribuiu para um ambiente de maior controle e prevenção da violência.

Queda expressiva nos índices de homicídios

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesed) mostram que 2024 registrou o menor número de mortes violentas intencionais dos últimos 14 anos — 835 casos, uma queda de 20% em relação a 2023 (1.045 mortes).

O estado também foi destaque nacional como o quarto que mais reduziu homicídios dolosos entre 2023 e 2024, com queda de 22,15%, liderando a redução no Nordeste.

Reação da comunidade local

Muitas críticas surgiram nas redes sociais de Tibau do Sul e Pipa após a divulgação da matéria da BBC. Moradores contestaram a reportagem por retratar eventos isolados de 2024 como se fossem reflexo do cotidiano atual, desconsiderando os avanços recentes na segurança pública municipal e estadual. Uma postagem do Perfil do instagram, TIbau Noticias Pipa, repercurtiu muito, confira uns comentários:

Pipa e Tibau do Sul seguem como destinos seguros e acolhedores

Embora a matéria da BBC tenha levantado preocupações legítimas sobre os efeitos das facções criminosas em destinos turísticos, os dados mais recentes indicam uma evolução positiva — com redução histórica dos homicídios e aumento da sensação de segurança do público local e visitante.

`Portanto, a atuação do delegado Erick Gomes da Silva, os investimentos estatais e o engajamento turístico reforçam o que moradores e turistas já afirmam: Pipa e Tibau do Sul continuam sendo destinos seguros e acolhedores no litoral sul do RN.

LEIA TAMBÉM
Litoral Sul Potiguar é destaque na produção e manejo sustentável de ostras
Tibau do Sul faz promoção turística no mercado português
Pipa se destaca na premiação da Luck Receptivo e reforça potencial no turismo nacional

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

Últimas Notícias

RELACIONADOS