Um golfinho adulto foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (21) na Praia de Sibaúma, na região da Praia da Pipa. O animal foi localizado durante uma atividade de monitoramento de desova de tartarugas marinhas, realizada pela Fundação Projeto Tamar de Pipa.
Segundo Eduardo Lima, especialista em tartarugas marinhas e membro do Projeto Tamar, e que descobriu o animal encalhado, “este é o décimo sexto golfinho encontrado morto na região desde o final do ano passado”.
A causa da morte do golfinho ainda não foi determinada. Uma necrópsia será realizada para investigar o motivo do óbito.
“Esta taxa de mortalidade é alarmante, pois a espécie é protegida por lei e está ameaçada de extinção, conforme portaria do Ministério do Meio Ambiente de 2022”, diz a bióloga Diana Lunardi, mestre em Ecologia, doutora em Psicobiologia e docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
O corpo do boto-cinza foi removido da praia pela equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca, responsável pela coleta de amostras para análises laboratoriais e elaboração do relatório de exame necroscópico.
LEIA TAMBÉM:
– Conheça a Praia da Pipa RN, Brasil.
– Visite Sibaúma, vale muito conhecer estando em Pipa RN
– Não deixe de conhecer a Prainha de Tibau do Sul, em sua visita à Praia da Pipa RN; vale o passeio
Sobre as causas das mortes anteriores, a Dra. Lunardi explicou que muitos relatórios indicam afogamento devido a emalhe em redes de pesca ou lesões causadas por objetos perfurocortantes.
“A elevada taxa de morte de botos-cinza na costa do RN, em longo prazo, reduzirá as atuais populações, prejudicará o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e o ecoturismo. A Baía dos Golfinhos, em Pipa, é a principal área berçário de botos-cinza no RN e atrai turistas do mundo todo. Proteger botos-cinza, reduzindo conflitos com a pesca, significa promover a desenvolvimento sustentável e a boa convivência entre as atividades econômicas e a proteção da biodiversidade”, alerta a bióloga.
MATÉRIA O POTI