Na manhã desta quarta-feira (07), a governadora Fátima Bezerra conduziu uma reunião com representantes da Terminal Investment Limited (TIL), Sebrae, Fiern e órgãos federais para discutir o projeto do Porto – Indústria Verde, destinado ao município de Caiçara do Norte. O objetivo é atender às demandas de energia renovável, gerar renda, promover o desenvolvimento da infraestrutura regional, otimizar o uso dos recursos naturais e reduzir as emissões de carbono
Orçado em R$ 5,6 bilhões, o Porto Verde despertou o interesse tanto de investidores nacionais quanto estrangeiros, que poderão contribuir para a economia do Rio Grande do Norte.
Durante a reunião, o Coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, apresentou aos presentes os detalhes técnicos e o cronograma do projeto.
Visita à área
No período da manhã, acompanhados pela governadora Fátima Bezerra e representantes dos municípios de Caiçara do Norte e São Bento do Norte, a comitiva realizou uma visita à área de 13 mil hectares selecionada para a construção do porto.
A governadora enfatizou a importância do projeto tanto para o Brasil quanto para o mundo, especialmente considerando a agenda global de descarbonização do planeta. Ela destacou que o empreendimento criará cerca de 50 mil novos empregos no Rio Grande do Norte e proporcionará infraestrutura para a produção e exportação de produtos sustentáveis, como hidrogênio verde e amônia verde, além da instalação de parques eólicos offshore na costa.
PPP – Parceria Público Privada
O interesse do governo do RN é, por meio de PPP – Parceria Público Privada – atrair investimentos para construção, operação e manutenção do equipamento, desenvolvimento da planta de hidrogênio verde, além de parcerias com outros portos da Europa.
Foram firmados dez acordos de cooperação e memorandos de entendimento com as principais empresas do setor energético do mundo com objetivo de desenvolver novas fontes de energias renováveis, entre elas a energia eólica offshore, o hidrogênio verde, e-metanol e power to X.
A primeira fase de implantação do Porto Verde, referente aos estudos de viabilidade Técnica econômica e ambiental, realizada em parceria com a UFRN, sob a coordenação do professor Mário Gonzales, já foi concluída. A próxima etapa prevê a o lançamento do edital para a contratação do projeto executivo do empreendimento.
A meta da administração estadual é concluir a primeira etapa da implantação do projeto até o final do terceiro trimestre de 2026 (cais, acessos, píer, baia de evolução e canal de acesso) para o suporte aos setores eólico, marítimo, contêineres, cloroquímico, descomissionamento de plataformas O&G (Óleo e Gás) e reciclagem e processamento de pescados.
Investidores
A visita mostrou aos executivos da empresa Terminal Investment Limited os potenciais econômicos previstos para o empreendimento. A corporação suíça investe, desenvolve e gerencia ativamente terminais de contêineres em todo o mundo, frequentemente em parcerias com outros grandes operadores de terminais.
“O Porto – Indústria Verde irá transformar o Bolsa Família. Devemos reduzir cada vez mais o auxílio criando condições plenas de emprego e renda para que as famílias se sustentem. Este é um dos exemplos”, afirma o diretor de Investimentos em Terminais da ITL.
A direção nacional do Sebrae foi apresentada ao projeto e enfatizou o papel fundamental desempenhado pela governadora Fátima Bezerra para a criação do porto. “Estamos aqui pois acreditamos na liderança, credibilidade de uma governante que colocou ordem na casa. Viemos aqui para apoiar esta grande ação”, enfatizou Décio Lima, presidente nacional do Sebrae.
MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL NE9