Projeto Tamar na Praia da Pipa: protegendo as Tartarugas Marinhas desde 2002

tartaruga-de-pente foto divulgação
Tartaruga de pente foto divulgação

Presença e Atuação do Projeto Tamar em Tibau do Sul

Desde 2002, a Fundação Projeto Tamar atua no litoral de Tibau do Sul, desempenhando um papel essencial na preservação das tartarugas marinhas. Com um trabalho contínuo, o projeto protege fêmeas, ninhos e filhotes, especialmente da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida como tartaruga-de-pente, classificada como ameaçada de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente.

A atuação do Tamar na região abrange desde a Praia do Giz até Sibaúma, incluindo as praias Cacimbinhas, Madeiro, Curral, Chapadão e Minas, que são um dos maiores sítios de desovas do Atlântico Oriental . Além disso, as atividades também se estendem para as praias Malembá, em Senador Georgino Avelino, e Olho D’Água, em Baía Formosa, que juntas formam um dos maiores sítios de desovas do Atlântico Oriental para essa espécie.

Ameaças

As tartarugas marinhas sofrem diversas ameaças ao longo de seu ciclo de vida. Em Tibau do Sul algumas situações ameaçam consideravelmente o sítio de desovas desses animais na região. A ocupação desordenada das áreas de praia impedem a desova, trânsito de veículos compactam os ninhos dificultado o nascimento de filhotes, lixo outro fator importante nesse processo e mais recente e a Fotopoluição, como luzes e fogueiras que afugentam fêmeas e atraem filhotes.

Educação Ambiental e Turismo Sustentável

Um dos destaques do Projeto Tamar na Praia da Pipa é o Espaço Hawksbill, um museu localizado dentro do Santuário Ecológico de Pipa, que recebe cerca de 800 estudantes anualmente, além de centenas de turistas interessados em conhecer mais sobre as tartarugas marinhas e sua preservação.

As ações educativas ocorrem tanto no museu, mediante demanda, quanto em escolas da região, promovendo conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos. Em 2024, mais de 1.000 alunos e professores participaram dessas atividades educativas.

Além do atendimento diário a turistas no Santuário, o Tamar realiza uma das experiências mais emocionantes para quem visita a Praia da Pipa: as caminhadas de filhotes de tartarugas nas praias de Minas e Madeiro, proporcionando um contato direto com a natureza e incentivando moradores e visitantes a se tornarem aliados da conservação ambiental.

Participação em Conselhos Ambientais

O Projeto Tamar também tem um papel ativo nas decisões ambientais da região. A Fundação participa de conselhos estratégicos como o Projeto Orla, o Parque Estadual Mata da Pipa e a Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíras, contribuindo para discussões e medidas voltadas à preservação das tartarugas marinhas e seus habitats naturais.

Impacto e Importância da Preservação

A presença do Projeto Tamar na Praia da Pipa reforça a importância da sustentabilidade e do turismo responsável, garantindo que as futuras gerações possam continuar apreciando a beleza e a biodiversidade desse paraíso natural. Com a união entre educação, turismo e preservação, a Fundação segue seu compromisso de proteger as tartarugas marinhas e o ecossistema costeiro do litoral potiguar.

LEIA TAMBÉM
Litoral Sul Potiguar é destaque na produção e manejo sustentável de ostras
Tibau do Sul faz promoção turística no mercado português
Finalização das obras da reforma da RN-003

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

RELACIONADOS