Um final de tarde inesquecível na Praia da Pipa, um pôr do sol de tirar o fôlego e uma boa conversa com sotaque argentino. Assim foi minha visita ao Orishas Bar, um dos polos confirmados no Fest Bossa & Jazz Pipa 2025, que acontece de 14 a 17 de agosto em um dos destinos mais charmosos do litoral sul potiguar.
Clima praia do Orishas combina muito com o Fest Bossa & Jazz
Recebida com o calor humano de sempre, conversei com Yamila, proprietária do espaço, que há 11 anos comanda o Orishas e trouxe muito da sua alma portenha para a beira-mar de Pipa.
“Cheguei em 2014, vinda de Buenos Aires, onde tinha uma empresa familiar. Mas não gostava da vida agitada da cidade. Queria calor, mar, tranquilidade. Quando conheci Pipa, soube na hora: era aqui que eu queria viver”, contou Yamila, relembrando com carinho sua chegada ao paraíso potiguar.
O Orishas Bar, localizado na ponta direita da Praia do Centro — bem no final do deck de madeira e com vista privilegiada para o mar e a Praia do Amor — se tornou mais do que um restaurante à beira-mar. É um espaço cultural, de encontros, de boa música e experiências.
Desde 2018, o Orishas integra a programação descentralizada do Fest Bossa & Jazz, que passou a acontecer em múltiplos polos de forma simultânea — ideia que fortaleceu ainda mais os pequenos negócios e ampliou a participação da comunidade local.

“Sempre tivemos música ao vivo aqui, mas o Festival é algo diferente. O público que ele atrai é apaixonado pela música, vem especialmente por isso. É bonito de ver, e sentimos essa conexão também no clima entre os funcionários, os artistas, os clientes. Todos amam esse momento”, diz Yamila com entusiasmo.
Além de participar do festival, o Orishas também promove eventos próprios, como o “Lua Cheia no Orishas”, que oferece uma programação alternativa nas noites de lua cheia — sempre à beira-mar, com música e luz natural refletida no mar de Pipa.
“É uma forma de trazer um público diferente e mostrar outra cara do nosso espaço. Sempre com muita música, boa gastronomia e a natureza como palco”, explica Yamila.
Com a maré baixa prevista para os horários dos shows este ano no Festival, o polo do Orishas promete ser um dos mais concorridos do Fest Bossa & Jazz, favorece o acesso à praia e permitindo que ainda mais pessoas aproveitem os shows gratuitos com os pés na areia.
LEIA TAMBÉM
– Histórias que inspiram: o empreendedorismo de Andreza Alvez da Mac Madeira
– Fernanda Martins: A pernambucana à frente do Pipa Beach Club