2W Ecobank inaugura o Parque 1 do Complexo Eólico Anemus que passa por Currais Novos, São Vicente e Lagoa Nova 

Recentemente a 2W Ecobank inaugurou oficialmente o primeiro parque do Complexo Eólico Anemus, localizado em Currais Novos, São Vicente e Lagoa Nova (RN). Com 28 torres finalizadas e mais cinco em fase final de montagem, o projeto recebeu investimento total de R$750 milhões e iniciou sua operação comercial em maio de 2023, após receber autorização da ANEEL, colocando a empresa no mapa das principais geradoras de energia limpa do Brasil. A capacidade instalada total do parque é de 138,6 MW e, em sua plena capacidade, as 33 torres de Anemus produzirão mais de 60 milhões de kWh/mês, energia suficiente para abastecer pelo menos 360 mil residências mensalmente ou então produzir cerca de 20 milhões de quilogramas de hidrogênio verde por ano.

Além do CEO da 2W Ecobank, Cláudio Ribeiro, e do Vice-presidente, Manoel Avelino, estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades do governo local e importantes personalidades do setor eólico: Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica; Silvio Torquato Fernandes, Secretário-Adjunto (Secretário em exercício) do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC); Jeni Melo de Moraes, chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH); Leon de Sousa Aguiar, Diretor-Geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA); Odon Oliveira de Souza Júnior, Prefeito de Currais Novos; Jane Maria Soares de Medeiros, Prefeita de São Vicente; Luciano Silva Santos, Prefeito de Lagoa Nova e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn); e Jeová Lins de Sá, Superintendente Estadual para o Rio Grande do Norte do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Todos reconheceram a importância social do empreendimento, por reforçar oportunidades de emprego, educação e melhorias estruturais na cidade. O presidente do projeto de assentamento Alagoinha, Everaldo Pereira, e a moradora e representante do grupo P.A Alagoinha Corte & Costura, Maria das Dores, projeto apoiado pela 2W Ecobank, estiveram presentes entre os participantes, representando a comunidade.

A implantação do Parque Anemus empregou diretamente mais de mil pessoas, sendo cerca de metade da própria região. Além disso, foram destinados aproximadamente 0,5% do capital investido, ou seja, mais de R$ 3 milhões, em programas ambientais e sociais para ajudar o desenvolvimento da sociedade e da economia local, incluindo ações de capacitação de mão de obra e programas ambientais que beneficiam comunidades e famílias assentadas próximas ao parque eólico – 137 pessoas entre adultos, jovens e crianças.

Nesse projeto, a 2W Ecobank tem como parceira a WEG, cujo Diretor de Negócios de Energia, Paulo Sinoti, também esteve prestigiando o evento. A empresa consumirá 49% da energia gerada no parque, e o volume restante é destinado aos clientes da 2W Ecobank de todo o Brasil, por meio do mercado livre. Contudo, considerando apenas o RN, já existe um grande mercado potencial: no estado, há cerca de 360 unidades consumidoras que já migraram do mercado cativo e outras 2,9 mil habilitadas para passar a consumir energia no ambiente de contratação livre. “Hoje, temos 22 clientes varejistas no Rio Grande do Norte, estado que tem o maior potencial de gerar energia renovável do país. Com essa energia proprietária, podemos garantir um preço de longo prazo muito eficiente e competitivo”, afirma Cláudio Ribeiro.

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA 2W NA REGIÃO:

GERAÇÃO DE RENDA

Projeto de costura: a iniciativa teve início em setembro  de 2021 e conta com a participação de 14 pessoas. Os participantes foram capacitados, houve a reforma do espaço e a aquisição de máquinas de costura, tecidos e computadores. As peças produzidas começaram a ser comercializadas a partir de 2022, com 100% da renda destinada aos trabalhadores. Também foram ministradas formações técnicas, relacionais e gerenciais para os assentados, além da realização de 1 feira de negócios e 2 visitas técnicas.

Contratação de moradores do Projeto de Assentamento (PA) Lagoinha: Nove moradores passaram a atuar nas obras de construção do parque.

Programa Assistência Técnica Rural (“ATER”): a assistência técnica e consultoria agrícola começou em outubro de 2021, beneficiando 24 famílias do assentamento, que receberam apoio durante um ano. A iniciativa está voltada à cultura do caju, cultivada em conjunto com a mandioca, e contemplou doação de mudas e insumos, estudo do solo, aquisição e aplicação do calcário, plantio de mais de 2300 mudas de caju, realização de mais de 10 atividades coletivas no campo, acompanhamento técnico nos lotes de plantação e comercialização da colheita em parceria com o Governo do Estado do RN.

INFRAESTRUTURA

Melhoramento das vias urbanas: em 2022 ocorreu a pavimentação para calçar as vias internas da agrovila. A prefeitura de São Vicente cedeu a equipe que executou a obra.

Sobre a 2W Ecobank

A 2W está democratizando o acesso à energia renovável no Brasil com soluções inovadoras e tecnológicas, focadas nas pequenas e médias empresas do Brasil. Conta com dois parques eólicos, um no Rio Grande do Norte e outro no Ceará. Sua estratégia multicanal inclui a maior plataforma de venda do setor elétrico, com mais de 1.600 consultores presentes em todos os estados brasileiros. A empresa oferece soluções de energia com interface digital, telemetria, eficiência energética e serviços financeiros, conectando energia, finanças e sustentabilidade. A 2W Ecobank é muito mais do que energia e leva informação e sustentabilidade para ajudar a sociedade a alcançar um consumo mais consciente, limpo e inteligente.

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

RELACIONADOS