Simultâneo à exposição de artesanato ocorre o Festival Fiart Cultural no Palco da Cultura Popular
Com o tema “30 anos transformando a história da Arte e Cultura do Rio Grande do Norte” a Fiart – Feira Internacional de Artesanato do RN estará aberta ao público, a partir desta sexta-feira (24/01), das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. A Fiart 2025 terá participação de 240 artesãos do Brasil, África, Europa e América do Sul. Desses, mais de 150 participam financiados pelo Governo do Estado por meio da SETHAS e do Proarte – Programa Estadual do Artesanato do RN.
A feira é organizada pela empresa Espacial Eventos, a Fiart conta com realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e este ano, uma das novidades, é a participação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Simultâneo à exposição de artesanato ocorre o Festival Fiart Cultural no Palco da Cultura Popular com mostra de arte e literatura de cordel, Festival Parafolclore com 20 grupos, Batalha de Breaking, seis bandas filarmônicas potiguares e shows. Serão 300 musicistas, 200 brincantes e 10 artistas neste palco. O cantor Chico César será a atração principal no dia 27 de janeiro.
Novidades
Na trigésima edição, a Fiart tem expectativa de receber um público de 50 mil pessoas nos dez dias do evento que vai contar com 280 estandes, e inovações como os salões de exposição de fios e tecidos, fibras, cerâmica, madeira e ancestralidades. Serão 10 estandes dedicados aos mestres do Artesanato do Nordeste. A área total de exposição da Feira é de 2.500m², com participação de seis países: Senegal, Equador, Peru, Quênia, Colômbia e Turquia. A previsão de faturamento dos artesãos é de R$ 6 milhões.