O Baía Formosa Smolder Classic, evento de surfe para revelar talentos da base e prestigiar veteranos, acontece neste fim de semana, 23 e 24 de agosto, no Pontal de Baía Formosa (RN). O campeonato reúne o melhor do surfe potiguar e regional, em ondas que já consagraram nomes históricos como Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico de surf, e Hemerson Marinho, primeiro a vencer estadual no Pontal e primeiro potiguar finalista do Mundial da ISA em 1990.
Entre os destaques da base, Narciso Inácio, este ano campeão brasileiro Sub-12, e Maria Clara Dornelas, vice-campeã Sub-16, lideram as promessas locais.
Clã Nascimento
Em 2024, Matheus Jhones se destacou no circuito da FESURF-RN com três finais consecutivas em casa, sendo superado em uma delas por outro baía-formosense: Narciso Inácio.
Matheus, foi doningo o precoce terceiro em etapa do Acesso Nacional em BF.

Ele é da terceira geração da família Nascimento, cujos surfistas decanos são os tios do seu pai Alan Johnes:João Maria e Chicó Nascimento, primeiros a competir e mostrar um surfe elogiado e competitivo em Baía Formosa. Outra integrante do clã é Hanah Prado, neta de João Maria e a mais jovem entre todos.
Para Tunino Borges, dirigente da FESURF-RN
“Agora que o Campeonato Brasileiro de Surfe de Base ocorre em etapa única, precisamos manter ativo o futuro do surfe com eventos como o Baía Formosa Smolder Classic. Além disso, é uma oportunidade de valorizar as lendas e veteranos do nosso esporte, que carregam muita história e inspiração para a nova geração.”
Ele destacou que Baía Formosa foi o primeiro destino do surfe potiguar fora da Grande Natal. “Mesmo antes da Pipa, já vínhamos à Baía Formosa pegar altas ondas”, disse Tunino, lembrando a saudosa Dona Regina, anfitriã de várias gerações, durante a premiação da Taça Brasil vencida este ano por Israel Júnior, com o precoce Matheus Jhones terminando em quarto lugar.
Da terra
A premiação do Baía Formosa Smolder Classic inclui pranchas para os campeões, troféus e kits para os finalistas. As disputas acontecerão nas categorias Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, além da Open (feminina e masculina) e das categorias de veteranos +40, +50 e +60.
O Baía Formosa Smolder Classic 2025 é realizado pela Prefeitura de Baía Formosa e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Subsecretaria do Esporte e do Lazer (SEL), com apoio de Baselip Surfboards, Alexandre Valle Shaper, DSB, Stamped by God, FESURF-RN, SEMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Baía Formosa, Teccel e Tata Lamas.
Inscrições e informações:
- Valor: R$ 120,00 para todas as categorias
- Exclusivamente via chave PIX:
saturninofns@yahoo.com.br
- Contato:
(84) 99996-4833
TEXTO CHICO PADILHA
LEIA TAMBÉM