A programação contou com as apresentações de Deusa do Forró, uma das vozes mais marcantes do gênero, do sanfoneiro Jarbas do Acordeon e do músico e pesquisador Cláudio Araújo
O Rio Grande do Norte foi o protagonista deste domingo (14) na programação do Festival Internacional do Forró de Raiz, em Lille, na França, com a realização da Noite Potiguar. O evento celebrou a força da cultura do estado e levou ao palco alguns dos principais representantes do forró norte-rio-grandense.
A programação contou com as apresentações de Deusa do Forró, uma das vozes mais marcantes do gênero, do sanfoneiro Jarbas do Acordeon e do músico e pesquisador Cláudio Araújo, que também se destacou em debates sobre o ensino coletivo da sanfona e a tradição das orquestras sanfônicas no RN. Juntos, eles representaram oficialmente o estado e reafirmaram a importância do forró como patrimônio cultural e expressão de identidade nordestina.

A governadora Fátima Bezerra participou da noite especial acompanhada da secretária de Cultura do RN, Mary Land Brito, reforçando o compromisso do estado e do Consórcio Nordeste com a candidatura do forró a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Durante o festival, foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Consórcio, o IPHAN e o Fórum Nacional do Forró de Raiz, passo decisivo para a elaboração do dossiê técnico que sustentará a candidatura.
Mary Land Brito destacou os encaminhamentos do encontro:
“Ao final, produzimos uma carta com diretrizes para o fortalecimento do forró raiz no Brasil e no mundo, assim como direcionamentos para a execução da política pública para esta importante manifestação da nossa cultura.”
A Noite Potiguar encerrou as apresentações do festival, que desde a abertura tem mostrado a vitalidade da cultura nordestina e o papel central das mulheres e homens que mantêm viva a tradição do forró, agora projetada em palco internacional.
LEIA TAMBÉM