A empresária e a CEO da Editora Gente, Rosely Boschini, apresentaram projeto de bibliotecas para mulheres privadas de liberdade
A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta sexta-feira (28), as empresárias Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, e Rosely Boschini, CEO da Editora Gente, que apresentaram um projeto de bibliotecas para mulheres privadas de liberdade. A primeira unidade no país foi instalada no Complexo Penal João Chaves Feminino, localizado na Zona Norte de Natal, e traz livros dedicados ao empreendedorismo e à gestão de negócios.
A governadora Fátima afirmou que considera a leitura uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e fortalecer trajetórias de educação. “São mulheres que vão voltar ao convívio social. E o nosso papel, além de fazer com que a pena seja cumprida, é ressocializar as pessoas e garantir dignidade”, disse.
De acordo com a secretária adjunta da Administração Penitenciária, Arméli Brennand, a unidade feminina foi escolhida como projeto-piloto da ação, idealizada pela Editora Gente e pelo Fórum Negócios, que pretende implantar 40 bibliotecas voltadas às mulheres privadas de liberdade em todo o país.
“O objetivo da biblioteca na penitenciária é remir a pena por meio da leitura e estimular a formação de empreendedoras e gestoras de negócios, ampliando as possibilidades de reinserção social e fortalecendo as oportunidades de emprego e renda após a progressão de regime”, destacou Arméli Brennand.
A CEO da Editora Gente, Rosely Boschini, disse que o projeto nasce com o objetivo de levar acesso regular à leitura a mulheres em cumprimento de pena. A proposta deve circular por outras capitais, transformando Natal na referência inicial dessa nova frente de atuação social ligada ao empreendedorismo.
A editora é responsável pela seleção e doação dos 300 títulos e destaca o caráter prático da ação. A unidade potiguar tem como madrinha a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.
Também participaram da visita o secretário estadual Carlos Eduardo Xavier, o secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia, e o secretário de Relações Institucionais, Luciano Santos.
LEIA TAMBÉM
