Empresa de energia chinesa também vai produzir energia fotovoltaica
Sun Peng, presidente do Conselho de Administração do grupo chinês State CPFL Energia, uma das maiores empresas de energias renováveis do mundo, confirmou nesta segunda-feira (22) ao Governo do Estado, novos investimentos para geração de energia fotovoltaica no RN.
Acompanhado por Zha Hong, secretaria Conselho de Administração e diretora de meio ambiente e governança da CPFL Renováveis, por Xinjian Chen, presidente da CPFL Renováveis Brasil e Geração, Sebastião Arcanjo, coordenador de relações institucionais e governamentais do Grupo CPFL, Pedro Junior, gerente da CPFL Renováveis, o Ceo foi recebido pela governadora Fátima Bezerra e secretários.
A State Grid, possui 843,3 mw de capacidade instalada no RN, o que representa 61% dos ativos de geração eólica no Brasil. O grupo chinês parte agora para a geração de energia solar aproveitando os parques eólicos já instalados em Touros, João Câmara, Pedra Preta e Parazinho. Os investimentos são da ordem de R$ 800 milhões com geração de um mil empregos na fase de instalação.
“Estas reuniões de trabalho são para somar, destravar demandas, atender exigências burocráticas. O RN é o Estado mais verde do Brasil, autossuficiente em energia limpa e tem um dos mais importantes projetos no campo das energias limpas – o Porto Indústria Verde que vai atuar na área do hidrogênio verde”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.
A governadora destacou a importância das ações de compensação ambiental e social como a já efetivada pela State Grid na comunidade do Amarelão no município de João Câmara. Naquela comunidade o grupo chinês implantou um sistema de dessalinização e abastecimento de água no valor de R$ 8 milhões. Sun Peng concordou com a realização de novos investimentos por compensação, inclusive ouvindo as comunidades nativas.
LEIA TAMBÉM

