Com apoio do Governo do Estado, RN recebe três modalidades do Campeonato Brasileiro de Ginástica

Reunião CBG com Governo do RN foto Carmem Felix
Reunião CBG com Governo do RN foto Carmem Felix

Com a presença do campeão olímpico Arthur Zanetti, a governadora Fátima Bezerra anunciou que a capital potiguar sediará, entre abril e maio, o Campeonato Brasileiro de ginástica artística, rítmica e de trampolim

O Rio Grande do Norte se consolidará como o epicentro do esporte nacional no primeiro semestre de 2026 com a realização das principais competições da ginástica brasileira, entre os dias 28 de abril e 17 de maio, em Natal. Em encontro realizado na Governadoria nesta quinta-feira (29), com a presença do medalhista olímpico Arthur Zanetti, a governadora Fátima Bezerra anunciou oficialmente que Natal será a sede de três das principais competições no calendário da modalidade.

As disputas acontecerão no Ginásio Nélio Dias e vão reunir as maiores estrelas da modalidade, como as medalhistas olímpicas Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Arthur Nory.

Governadora e Artur Zanete foto Carmem Felix

Confira as datas dos eventos no primeiro semestre

As competições foram captadas pelo Governo do Estado, e farão do RN o primeiro estado do país a receber as três principais competições da ginástica no mesmo ano. O calendário esportivo terá início com o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica (Adulta), de 28 de abril a 03 de maio; seguido pelo Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística (Feminina e Masculina Adulta), de 06 a 10 de maio; e encerrando com o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim (por idade), de 12 a 17 de maio.

Para a governadora Fátima Bezerra, o momento é de celebração pelo fortalecimento das políticas públicas esportivas. “Natal vai se transformar na capital da ginástica rítmica, artística e de trampolim do Brasil. Nos sentimos muito honrados em sediar essas competições pela primeira vez, fruto de um apoio financeiro fundamental através do nosso Programa de Incentivo ao Esporte”, destacou a governadora.

O subsecretário de Esporte do RN, Cezinha Nunes, destacou a sensibilidade do Governo do RN no reconhecimento da modalidade, o que ajuda a trazer eventos desse porte para o estado. “A gente não pode deixar de destacar a sensibilidade da governadora nesse olhar atento ao esporte. O quanto o esporte do Rio Grande do Norte cresceu em sua gestão, com políticas públicas efetivas, seja o Bolsa Atleta, seja o nosso programa de incentivo e demais termos de fomento que a gente vem desenvolvendo. Essa sensibilidade foi um ponto importantíssimo para que a gente conquistasse tudo que estamos conquistando hoje”, afirmou, destacando o empenho para trazer os projetos através da Lei de Incentivo.

O diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Ricardo Resende, classificou o anúncio como um marco histórico para o país. “Não é apenas um anúncio de calendário, é um legado. A ginástica tem sido o esporte mais vitorioso nos últimos anos e o Rio Grande do Norte será o estado da ginástica brasileira. São três semanas com as principais estrelas aqui, passando os valores de inclusão e transformação social para a comunidade potiguar”, declarou.

Embaixador da campanha Believe in Sport do COI e primeiro latino-americano a conquistar um ouro olímpico na ginástica artística, Arthur Zanetti convidou a população a prestigiar as disputas. “O estado vai parar, vai ser um marco incrível. Já faço o convite para que os pais levem seus filhos para acompanhar. O esporte ensina disciplina e educação; nosso objetivo é fazer com que essas crianças tenham paixão pela ginástica para serem futuros campeões da vida”, ressaltou o atleta medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

A realização desses eventos consecutivos é inédita no Brasil, o que faz desta edição no RN um marco para o esporte nacional. As competições vão abrir o calendário de eventos da CBG neste ano, e a expectativa é de que aproximadamente mil participantes estejam em Natal durante o período das provas, movimentando o turismo e gerando emprego e renda para a região.

Legado potiguar sendo construído

O Rio Grande do Norte receber competições tão importantes para a modalidade não é acaso. Equipes potiguares têm se destacado em competições de nível nacional, rendendo inclusive a convocação de atletas norte-rio-grandenses para a Seleção Brasileira de Ginástica.

Esse desempenho é possível graças a uma política de incentivo cada vez mais robusta e presente na vida dos jovens atletas potiguares. O Estado investe, através do benefício Bolsa Atleta do RN, na formação de 150 atletas divididos em categorias que vão desde a estudantil até a olímpica/paraolímpica.

Desse total, existem seis atletas da ginástica sendo beneficiados pelo Governo do RN com o Bolsa Atleta. A categoria estudantil conta com uma atleta no programa; na categoria nacional são quatro atletas beneficiadas; e uma na categoria internacional, todas praticantes da ginástica rítmica.   

LEIA TAMBÉM

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

Últimas Notícias

RELACIONADOS