A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta terça-feira (03) a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas do Rio Grande do Norte (CIOPAER-RN), responsável por um resgate extraordinário de dois trabalhadores presos no topo de uma torre de energia eólica, em Areia Branca. A operação, realizada em 26 de novembro no Parque Eólico Mel, destacou a bravura e a expertise do grupo, ao enfrentar uma situação de alto risco após um incêndio em um aerogerador, que deixou os trabalhadores isolados a mais de 60 metros de altura.
![resgate no RN](https://i0.wp.com/pipanoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/12/resgate-no-RN.png?resize=406%2C521&ssl=1)
O incêndio foi controlado pelos brigadistas da empresa, mas o resgate exigiu urgência devido à proximidade do pôr do sol e às condições adversas, como ventos intensos a 40 km/h. O CIOPAER demonstrou habilidade técnica e coragem ao operar sob essas condições extremas, destacando o Rio Grande do Norte no cenário mundial de operações aéreas. A complexidade envolveu riscos como turbulência ao redor da turbina, eletricidade estática e a possibilidade de colapso estrutural.
![reunião governo do RN foto Carmem Felix](https://i0.wp.com/pipanoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/12/reuniao-governo-do-RN-foto.jpeg?resize=800%2C533&ssl=1)
A governadora exaltou o feito histórico:
“Em nome do povo do Rio Grande do Norte, saúdo a equipe do CIOPAER pelo gesto de bravura. Esse resgate complexo e raro merece todo o reconhecimento”, afirmou. Durante o encontro, ela homenageou a equipe responsável pelo resgate, incluindo o diretor do CIOPAER, coronel Eduardo Franco, e os pilotos e operadores envolvidos.
O coronel Franco destacou o impacto da operação:
“Fizemos o primeiro socorro desse tipo no Brasil, talvez no mundo. Outros grupamentos aéreos já nos procuraram em busca de orientações para situações semelhantes”, disse ele, agradecendo o apoio do governo estadual.
A operação evidenciou o preparo técnico e o alto profissionalismo da equipe. Segundo o Major William, 10% das horas de voo são dedicadas a treinamentos específicos para situações extremas, como essa. A tripulação já se prepara para a Operação Verão, reafirmando o compromisso com a segurança e o resgate de vidas no estado.
O evento contou com a presença de autoridades da segurança pública, que reforçaram a importância dos investimentos no setor e o papel fundamental do CIOPAER-RN na proteção da população potiguar.
LEIA TAMBÉM
– Passeios que vão tirar seu fôlego na Praia da Pipa RN: CONHEÇA!
– O que fazer na Praia da Pipa em três dias de visita na região?
– Praia da Pipa na lista das Melhores Praias da América do Sul