As ações de castração de cães em Tibau do Sul continuam ao longo do mês de janeiro, fortalecendo as estratégias de controle populacional e redução do número de animais em situação de rua, especialmente na região da Praia da Pipa.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Grupo de Apoio aos Animais de Pipa (GAAP), a clínica Bicho de Praia Vet Pipa, empresas da iniciativa privada e a Prefeitura de Tibau do Sul, por meio de apoio logístico e financeiro às cirurgias.
Somente nesta semana, quatro cães passaram pelo procedimento de castração. Um dos atendimentos foi totalmente custeado por um estabelecimento da rede hoteleira local, que garantiu o tratamento completo a um cão comunitário da região. Os outros três procedimentos foram viabilizados com recursos do GAAP e apoio do poder público municipal.
Castração é medida essencial de saúde pública e bem-estar animal
Especialistas e entidades de proteção animal destacam que a castração é uma das principais ferramentas para prevenir a reprodução descontrolada, reduzir o abandono, evitar doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais. Além disso, o controle populacional contribui para a diminuição de acidentes, maus-tratos e da sobrecarga sobre protetores independentes.
De acordo com o GAAP, a continuidade das castrações sistemáticas é fundamental para que os resultados sejam efetivos a médio e longo prazo, especialmente em um município turístico, onde a circulação de animais sem tutor impacta tanto a saúde pública quanto a imagem do destino.
Comunidade pode colaborar com doações
O grupo reforça que a participação da sociedade é essencial para manter o programa ativo. Pessoas interessadas em contribuir podem doar o valor de uma castração, ajudando a ampliar o número de animais atendidos nas próximas etapas do projeto.
As doações podem ser feitas via PIX (CNPJ): 36.157.603/0001-49 — Grupo de Apoio aos Animais de Pipa (GAAP).
A união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil tem sido apontada como caminho mais eficiente para enfrentar o problema do abandono animal e promover políticas permanentes de proteção e bem-estar em Tibau do Sul.
LEIA TAMBÉM
- O que fazer na Praia da Pipa em três dias de visita ao paraíso?
- Entidades divulgam calendário de eventos 2026 e reforçam Pipa como destino turístico o ano inteiro
- Secretaria de Saúde de Tibau do Sul promove ação de verão para atualização da caderneta de vacinação
- Ceramista de Pipa conquista 1º lugar em salão nacional e leva o nome de Tibau do Sul ao cenário da arte brasileira

