Câmara de Tibau do Sul aprova Plano Plurianual 2026–2029 em sessões dedicadas

A aprovação ocorreu em duas sessões consecutivas — a 22ª e a 23ª — convocadas especialmente para tratar do tema. Na primeira, os vereadores realizaram a discussão do plano. Já na segunda, realizada no mesmo dia, foi realizada a votação final.
camara municipal de tibau do sul
nova Camara Municipal de Tibau do Sul

A Câmara Municipal de Tibau do Sul (RN) aprovou, em sessões realizadas nesta semana, o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, consolidado por meio do Projeto de Lei nº 042/2025, de autoria do Executivo Municipal. O PPA é o principal instrumento de planejamento da gestão pública, estabelecendo metas, diretrizes e objetivos para os próximos quatro anos.

Sessões exclusivas para o PPA

A aprovação ocorreu em duas sessões consecutivas — a 22ª e a 23ª — convocadas especialmente para tratar do tema. Na primeira, os vereadores realizaram a discussão do plano. Já na segunda, realizada no mesmo dia, foi realizada a votação final.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Mourinha, o debate foi marcado por profundidade e responsabilidade:

“Discussão muito salutar sobre o PPA 2026. As comissões trabalharam muito bem na análise das informações e estão de parabéns pelo andamento. Muitas avaliações foram feitas, tudo dentro dos prazos. Nosso dever é somar e trabalhar para o desenvolvimento de Tibau do Sul.

O que é o PPA 2026–2029?

O Plano Plurianual segue o que determina a Constituição Federal, em seu artigo 165, e define de forma regionalizada as prioridades da administração municipal. Ele orientará a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) entre 2026 e 2029.

Entre os pontos destacados no documento estão:

  • Programas voltados ao desenvolvimento sustentável;
  • Ações para melhoria da qualidade dos serviços públicos;
  • Iniciativas de promoção da cidadania;
  • Políticas para redução das desigualdades sociais e regionais.

Participação popular e legitimidade

O texto aprovado destaca ainda que o PPA foi elaborado com base em consultas públicas e audiências, garantindo maior transparência e legitimidade. Essa participação social reforça a credibilidade do planejamento e aproxima a população das decisões da gestão municipal.

Parecer favorável das comissões

As comissões da Câmara consideraram o projeto tecnicamente adequado e juridicamente compatível com as normas legais. Além disso, ressaltaram que o plano respeita os princípios de legalidade, legitimidade, economicidade e planejamento, fundamentais para a boa gestão dos recursos públicos.

Importância do PPA para Tibau do Sul

Com a aprovação do PPA, Tibau do Sul terá um instrumento estratégico de gestão, que permitirá alinhar investimentos e políticas públicas às demandas da população. A medida também garante previsibilidade para o uso do orçamento municipal, reforçando a transparência e o compromisso com o desenvolvimento local.

LEIA TAMBÉM

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

Últimas Notícias

RELACIONADOS