Divergências sobre sucessão estadual provocam afastamento político no RN

Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, com Walter Alves, presidente estadual da legenda Foto RFEPRODUÇÃO
Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, com Walter Alves, presidente estadual da legenda Foto RFEPRODUÇÃO

As divergências em torno do cenário sucessório do Rio Grande do Norte têm provocado um afastamento político entre integrantes da base governista e redefinido estratégias para as eleições de 2026.

O vice-governador Walter Alves (MDB) já sinalizou que não pretende assumir o Governo do Estado em caso de eventual vacância do cargo, caso a governadora Fátima Bezerra (PT) deixe a função para disputar uma vaga no Senado Federal.

Nesse cenário, a Constituição Estadual prevê a realização de uma eleição indireta na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) para a escolha do novo chefe do Poder Executivo. A possibilidade reforça o distanciamento político e evidencia a falta de consenso sobre a condução do processo sucessório.

Por outro lado, se a governadora optar por permanecer no cargo até o fim do mandato, Walter Alves também não deve seguir como vice-governador. O emedebista planeja disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, reposicionando seu papel no cenário político estadual.

Paralelamente, Walter Alves deverá intensificar o trabalho de fortalecimento das nominatas do MDB, tanto para as eleições proporcionais estaduais quanto federais. A estratégia visa ampliar a presença do partido no Legislativo potiguar a partir de 2026.

Apesar das decisões já anunciadas, interlocutores não descartam, em um segundo momento, a possibilidade de o MDB voltar a integrar a chapa majoritária governista, seja indicando um candidato a vice-governador ou ao Senado. Atualmente, o grupo governista tem como pré-candidato ao Governo do RN o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier. No entanto, eventuais composições ainda deverão ser discutidas futuramente.

MDB mantém Walter Alves na presidência estadual

No campo partidário, a Direção Executiva Nacional do MDB decidiu, na quarta-feira (7), prorrogar até 15 de março de 2027 o mandato de Walter Alves à frente do diretório estadual do partido no Rio Grande do Norte. Com a decisão, o vice-governador seguirá presidindo o MDB potiguar e ficará responsável por conduzir a legenda no processo de preparação, organização e articulação política para as eleições de 2026.

LEIA TAMBÉM

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

Últimas Notícias

RELACIONADOS