As divergências em torno do cenário sucessório do Rio Grande do Norte têm provocado um afastamento político entre integrantes da base governista e redefinido estratégias para as eleições de 2026.
O vice-governador Walter Alves (MDB) já sinalizou que não pretende assumir o Governo do Estado em caso de eventual vacância do cargo, caso a governadora Fátima Bezerra (PT) deixe a função para disputar uma vaga no Senado Federal.
Nesse cenário, a Constituição Estadual prevê a realização de uma eleição indireta na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) para a escolha do novo chefe do Poder Executivo. A possibilidade reforça o distanciamento político e evidencia a falta de consenso sobre a condução do processo sucessório.
Por outro lado, se a governadora optar por permanecer no cargo até o fim do mandato, Walter Alves também não deve seguir como vice-governador. O emedebista planeja disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, reposicionando seu papel no cenário político estadual.
Paralelamente, Walter Alves deverá intensificar o trabalho de fortalecimento das nominatas do MDB, tanto para as eleições proporcionais estaduais quanto federais. A estratégia visa ampliar a presença do partido no Legislativo potiguar a partir de 2026.
Apesar das decisões já anunciadas, interlocutores não descartam, em um segundo momento, a possibilidade de o MDB voltar a integrar a chapa majoritária governista, seja indicando um candidato a vice-governador ou ao Senado. Atualmente, o grupo governista tem como pré-candidato ao Governo do RN o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier. No entanto, eventuais composições ainda deverão ser discutidas futuramente.
MDB mantém Walter Alves na presidência estadual
No campo partidário, a Direção Executiva Nacional do MDB decidiu, na quarta-feira (7), prorrogar até 15 de março de 2027 o mandato de Walter Alves à frente do diretório estadual do partido no Rio Grande do Norte. Com a decisão, o vice-governador seguirá presidindo o MDB potiguar e ficará responsável por conduzir a legenda no processo de preparação, organização e articulação política para as eleições de 2026.
LEIA TAMBÉM

