Antes de fazer aquela viagem de carro no feriado prolongado, é preciso fazer uma revisão para evitar perrengues no caminho
O mês de abril é marcado por um feriado prolongado e é nesse momento que muita gente decide fazer uma viagem em família ou com amigos para aproveitar os dias de descanso. Para garantir segurança e evitar problemas mecânicos no veículo, é preciso tomar alguns cuidados e dar uma geral antes de dirigir quilômetros para o destino.
Limpeza
A sujeira acumulada pode causar corrosão, desgaste dos materiais e até odores desagradáveis no interior do veículo. Então fazer uma limpeza interna e externa no automóvel é o primeiro passo antes de viajar.
Para quem busca alternativa sustentável e eficiente para manter o carro higienizado, a lavagem a seco é a opção mais indicada, principalmente quando o assunto é motor. Ela deve ser feita, em média, a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, dependendo do uso.
“A limpeza a seco é indicada para todas as partes do carro, principalmente quando se fala de motor e parte elétrica do automóvel, pois o contato em excesso com a água pode causar falhas. Quando essa higienização é feita de forma inadequada, gera mais danos do que benefícios. Procure profissionais especializados para fazer esse serviço de forma correta e eficiente”, alerta Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos.
Verificação dos pneus
Fique atento à calibragem. É preciso ajustar a pressão dos pneus conforme a recomendação do fabricante. Verifique o desgaste e confira o estepe, certifique-se que está em boas condições.
Óleo e filtros
Veja se o óleo do motor está no nível correto e se precisa de troca. Cheque os filtros de ar, óleo e combustível, pois se estiverem sujos, podem prejudicar o desempenho do carro na estrada.
Freios
Avalie o desgaste das pastilhas e discos. Se estiverem muito gastos, faça a troca antes da viagem. Já o fluido de freio deve estar no nível correto e sem sinais de contaminação.
Sistema de arrefecimento
Verifique o nível da água, do líquido de arrefecimento e complete se necessário. Cheque se não tem vazamentos ou rachaduras nas mangueiras e conexões.
Bateria
Se a bateria do veículo tiver mais de três anos, vale testar para evitar surpresas no meio do caminho. Dê uma olhada nos terminais e limpe possíveis corrosões, para garantir um bom contato.
Luzes e elétrica
Teste todas as luzes, como faróis, lanternas e piscas. Veja se os limpadores de para-brisa estão funcionando corretamente e complete o reservatório de água.
Combustível e planejamento
Evite abastecer em locais desconhecidos de procedência duvidosa. Vá com o tanque cheio e dê preferência para postos conhecidos. Planeje paradas para descanso, reabastecimento, leve algumas comidas e água no carro, em caso de trânsito ou dificuldade de achar comércios na estrada.
LEIA TAMBÉM
– Passeios que vão tirar seu fôlego na Praia da Pipa RN: CONHEÇA!
– O que fazer na Praia da Pipa em três dias de visita na região?
– Praia da Pipa na lista das Melhores Praias da América do Sul