Mercado de hospitalidade ajuda a impulsionar o turismo no Nordeste, aponta Equipotel

De acordo com a Equipotel, maior feira de hospitalidade e hotelaria da América Latina, as últimas inovações do setor de hospitalidade e a busca dos viajantes por experiências personalizadas.
MULHERES nas piscinas naturais de maceio
Maceio turismo de hospitalidade foto reprodução

Nos dois primeiros meses do ano, os estados da região registraram um aumento de mais de 65% na chegada de visitantes estrangeiros

Em janeiro e fevereiro deste ano, a Região Nordeste registrou um aumento de 65,3% na chegada de turistas estrangeiros, em comparação com o mesmo período de 2024, como apontam levantamentos realizados pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal. De acordo com a Equipotel, maior feira de hospitalidade e hotelaria da América Latina, as últimas inovações do setor de hospitalidade e a busca dos viajantes por experiências personalizadas, que vão de roteiros de viagem adaptados a ofertas de refeições customizadas, têm ajudado a impulsionar esse crescimento.

O estado da Bahia é um dos que mais se destaca no turismo regional. Nos primeiros cinco meses de 2025, os municípios baianos receberam mais de 90 mil (91.624) visitantes internacionais, dado que aponta um crescimento de 62,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi a terceira maior do Brasil e superou a média nacional.

“Os estados da Região Nordeste são muito procurados pelos turistas pela variedade de destinos que oferecem e por fatores como gastronomia, clima e cultura. Eventos como Carnaval e São João são aguardados com expectativa por viajantes nacionais e internacionais que, segundo pesquisas recentes, valorizam o contato com a cultura local ao escolherem um destino para viajar”, explica Daniel Pereira, gerente da Equipotel.

Em 2025, a tradicional festa de São João da cidade de Caruaru/PE movimentou R$ 737 milhões entre os meses de abril e junho, segundo a prefeitura do município, número que representa um crescimento de 7% em relação à edição de 2024. O evento recebeu mais de 4 milhões de visitantes, dado que ressalta um aumento de 8% em comparação com o ano anterior.

Em Campina Grande/PB, as celebrações juninas contaram com a participação de mais de 3 milhões de pessoas, de acordo com a administração local. A prefeitura da cidade ainda não divulgou dados oficiais referentes à movimentação econômica do evento que, em 2024, gerou um fluxo financeiro de R$ 673 milhões.

Pereira ressalta que “as celebrações transformam o turismo, a economia dos estados e a atuação das redes hoteleiras, que vêm até a Equipotel para entender o que ocorre no setor e encontrar soluções que ajudem no crescimento e otimização dos serviços. Inclusive, algumas das inovações de hospitalidade, em áreas como atendimento personalizado, com o uso de IA, automação, gastronomia sensorial e gestão de processos, estoques e inventários, que vimos em edições anteriores da feira, já estão presentes nos negócios da região”, completa.

Segundo a Embratur, o crescimento do turismo no Nordeste acompanha a tendência nacional. O registro de entrada de turistas internacionais no Brasil, nos primeiros meses de 2025, superou os anos anteriores, impulsionado pelo aumento da conectividade aérea, a promoção de destinos e o calendário de eventos internacionais. Até o mês de maio, o país recebeu 4,8 milhões (4.887.229) de visitantes estrangeiros, número que equivale a 70% da meta, de 6,9 milhões, prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 para o ano de 2025.


Hospitalidade é um diferencial

Além de contar com destinos deslumbrantes, que vão de praias e rios a serras, os estados do Nordeste também possuem empreendimentos que chamam a atenção dos turistas. São hotéis, pousadas e resorts que complementam a experiência dos viajantes.

“Hoje, os serviços hoteleiros têm buscado, no mercado de hospitalidade, soluções para ampliar as possibilidades e evoluir em áreas como arquitetura e decoração, bem-estar e higiene pessoal, lavanderia e limpeza, tecnologia e segurança, serviços e manutenção, na própria comunicação, entre outras. Essa estratégia tem contribuído para que os empreendimentos também ajudem a impulsionar o turismo e a economia da região. É importante ressaltar que, atualmente, os hóspedes valorizam a personalização dos serviços hoteleiros e as avaliações realizadas em plataformas digitais, que funcionam como recomendações dos estabelecimentos. Essas críticas movimentam o mercado, aquecem a economia e podem influenciar na reputação de um destino”, diz Pereira.


Iniciativas buscam atrair turistas europeus para a região

A Embratur tem realizado diversas iniciativas na Europa para atrair visitantes estrangeiros para o Nordeste e fortalecer o turismo na região. Afinal, o continente europeu é o segundo que mais envia turistas ao Brasil. 

Em abril, o órgão promoveu, em parceria com o Consórcio Nordeste, o Roadshow Visit Nordeste 2025, evento exclusivo para agências de viagens e operadores de turismo europeus, que passou pelas cidades de Londres, na Inglaterra, e Milão, na Itália. A iniciativa apresentou os principais destinos do Nordeste, o potencial turístico da região, a infraestrutura disponível e a cultura local.

Ao longo do evento, os nove estados da região destacaram algumas das experiências turísticas mais conhecidas do Nordeste, entre elas: a observação de baleias em Fernando de Noronha/PE e a visitação ao Pelourinho, em Salvador/BA.

A iniciativa também buscou ampliar as campanhas de promoção internacional e a conectividade aérea da região. Além disso, foi utilizada para apresentar a nova marca do Nordeste, que ressalta os diferenciais históricos, culturais e naturais da região.


Voos diretos para capitais do Nordeste

O aumento na procura pelos destinos turísticos da Região Nordeste do Brasil também é visto de forma promissora por agências de turismo e companhias aéreas do exterior. Em março, a empresa de transportes aéreos Iberia, uma das maiores da Europa, anunciou que vai realizar voos diretos de Madri, na Espanha, para Fortaleza/CE e Recife/PE, a partir do próximo verão. 

Estão previstos, para dezembro deste ano, três voos, semanais e diretos, para Recife. A rota entre Madri e a capital pernambucana deve ser realizada às segundas, quartas e sábados.

Em janeiro de 2026, é a vez da capital cearense receber três voos, semanais e diretos, oriundos de Madri.

Os números devem subir ao longo de 2026. Afinal, estão previstos para ocorrer cinco voos, diretos e semanais, para Recife/PE e quatro para Fortaleza/CE.

Equipotel 2025

Entre os dias 16 e 19 de setembro, acontece no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, a 62ª edição da Equipotel, maior feira de hospitalidade e hotelaria da América Latina, que apresenta as últimas novidades do segmento de hospitalidade.

O evento, que se destaca como uma vitrine para quem busca as tendências do mercado para manter o turismo ativo e, consequentemente, estimular a economia do país, irá reunir profissionais de toda a cadeia do setor de meios de hospedagem, além de fornecedores de tecnologia, design, bem-estar e gastronomia.

Em 2024, a feira registrou o maior volume de público dos últimos 15 anos e 93% de aprovação.

Saiba mais sobre a Equipotel no site: https://www.equipotel.com.br/

LEIA TAMBÉM

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

Últimas Notícias

RELACIONADOS