Natal e Parnamirim terão programação especial para observação do eclipse anelar

O Rio Grande do Norte será um dos únicos estados do país em que será possível contemplar o Eclipse Solar Anelar, uma borda fina da estrela, ao redor da silhueta lunar, que acontecerá neste sábado (14). O Parque da Cidade, em Natal, e o Centro Cultural Trampolim da Vitória, em Parnamirim, divulgaram uma programação especial para observação do fenômeno.

Na capital potiguar, alguns horários relevantes incluem o início da parcialidade às 15h29, o início do anel (anularidade) às 16h43, a anularidade máxima às 16h45 e o fim da anularidade às 16h47. Recomenda-se, para a observação, uso de vidro de soldador 14, encontrado em lojas de materiais de construção e de ferramentas.

No Parque da Cidade, a programação acontece na Praça de Eventos, em frente ao prédio da administração, sendo gratuita e aberta ao público. Começa às 14h indo até às 18h30, abrangendo diversos momentos-chave do eclipse. A entrada é gratuita.

Estão incluídas atividades pedagógicas explicando aspectos da dinâmica do sistema Sol-Terra-Lua e do que será observado no eclipse, bem como atividades culturais, como danças circulares dos povos, roda de capoeira, e apresentação musical. Após a finalização do eclipse, será feito um breve reconhecimento do céu noturno e uma última atração cultural encerrará o encontro, às 18h30.

Enquanto isso, no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), localizado no antigo Aeroporto Augusto Severo, a programação inicia às 10h com estandes e oficinas. A entrada é gratuita. A partir das 15h, o público terá acesso a parte interna da base área (pista de estacionamento das aeronaves) para observação do eclipse. A Agência Espacial Brasileira (AEB) deverá distribuir óculos com filtros especiais.

Confira a programação dos estandes no CCTV, de 10h às 14h:

Sessões de Planetário (Equipe CVT-E / IFRN);
Oficina “Cubesats lab” (Equipe CVT-E / IFRN);
Estande “Meninas no Espaço” (Equipe Meninas no Espaço);
Estande #VejoCiênciaEmTodosOsLugares (Equipe Clube de Ciência – IFRN);
Oficina “Programa GLOBE” (Equipe AEB);
Estande “Elipses na Astronomia” e “Caravana Espacial” (Equipe Cometa Nordestino/Caravana Espacial/UFRN);
Estande “AEB” (Equipe AEB/URRN);
Estande “BANT” (Equipe BANT);
Oficina “Astrofotografia” (Equipe IFRN – Campus Central);
CiênciBus/Parque das Ciências (Equipe IFRN – Campus Central).

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

RELACIONADOS