A Praia da Pipa, um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte e também muito frequentada por turistas paraibanos, terá uma nova via de acesso em breve. No entanto, os visitantes que optarem por essa alternativa precisarão pagar pedágio. O projeto faz parte de um conjunto de Parcerias Público-Privadas (PPPs) que buscam melhorar a infraestrutura turística do estado.
Em fevereiro deste ano, a governadora Fátima Bezerra anunciou em discurso na Assembleia Legislativa o compromisso de viabilizar a construção da nova estrada da Pipa para melhorar o acesso ao litoral sul potiguar. Ainda em 2023, A governadora Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira (16) de reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino. Na ocasião, a equipe do governo do RN apresentou o projeto da nova estrada de acesso para a praia da Pipa. A obra, orçada em R$ 72,2 milhões, terá início a partir da rodovia estadual RN-003. Com o pedido de apoio da governadora Fátima Bezerra, o Ministério do Turismo se comprometeu com a parceria na realização da obra. Ao longo de 2024, a governadora realizou novas reuniões em Brasília com ministros e estudou modelos de concessão em formato PPP (Parceria Público-Privada) aplicados em estradas de outras regiões.
Atualmente, Tibau do Sul e a Praia da Pipa enfrentam um cenário desafiador com a RN-003 para o verão de 2025. A expectativa é de que a revitalização da estrada atual seja concluída até o final de janeiro de 2025, desde que não haja atrasos.
Paralelamente, sem data para acontecer no momento, a nova estrada pedagiada promete ser uma alternativa viável e segura para os turistas, oferecendo a oportunidade de escolher entre a via gratuita e a via com pedágio.
Leonardo Paiva, coordenador de concessões e permissões da Secretaria de Planejamento do RN (SEPLAN), assegurou em entrevista à imprensa que a atual RN-003 passará por obras de revitalização e permanecerá sendo gratuita.
O modelo de dois acessos — um gratuito e outro pedagiado — já é uma realidade em outros destinos turísticos, como Porto de Galinhas (PE), oferecendo flexibilidade e melhor infraestrutura para atender à demanda dos visitantes.
Essa proposta de PPP inclui não apenas a nova estrada para Pipa, mas também a modernização de outros importantes equipamentos turísticos do estado, como o Centro de Convenções, o Centro de Turismo e o Terminal Rodoviário de Mossoró.