Personalização e exclusividade são tendências para o setor do turismo em 2025, segundo especialista

Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições, destaca como empresas podem se antecipar às expectativas dos viajantes e oferecer serviços diferenciados

Assim como em outros setores, o mercado de turismo está passando por diversas transformações impulsionadas pelas mudanças nas preferências dos consumidores, neste caso, dos viajantes. Mais exigentes e conectados, eles buscam experiências que vão além dos destinos populares: roteiros customizados, acomodações alinhadas ao seu estilo de vida e um atendimento personalizado.

De acordo com o relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), publicado em setembro do último ano, o mercado global de viagens e turismo movimenta US$11,1 trilhões e gera mais de 300 milhões de empregos, consolidando-se como um dos principais motores da economia mundial. Nesse cenário competitivo, as empresas do setor têm investido cada vez mais na exclusividade da experiência como diferencial.

Segundo Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições e idealizador da FaturaTUR, escola que oferece cursos práticos e mentorias para profissionais do setor de turismo, o viajante quer se sentir único. “Não é sobre vender pacotes, mas sobre entregar uma experiência que fale diretamente com os desejos de cada um. Para acompanhar essa transformação, os agentes de turismo precisam repensar suas estratégias, indo além do básico e priorizando uma experiência de viagem mais personalizada e exclusiva”, explica.

Antecipando tendências de destinos e experiências

Antecipar expectativas exige olhar além do turismo, como acompanhar tendências que emergem em outros mercados. O crescimento do consumo consciente, por exemplo, eleva o interesse por viagens que envolvam a preservação do meio ambiente e interação com as comunidades locais. Já a valorização de produtos artesanais e personalizados pode inspirar roteiros que promovam a economia criativa dos locais de destino.

“Quem observa essas mudanças conseguem adaptar seus serviços de forma mais ágil e assertiva, que também são exigências cada vez maiores, entregando um valor real ao cliente. Mais do que acompanhar a concorrência, é sobre entender como o mundo está mudando e agir antes que o cliente perceba que precisa disso”, argumenta Cleib.

Experiências únicas: a essência do novo turismo

Mais do que passeios turísticos, os viajantes querem ter histórias para contar, cenários únicos para mostrar. Por isso, oferecer experiências exclusivas, como atividades culturais autênticas, passeios privativos ou aventuras que combinam adrenalina e imersão, é essencial para encantar o cliente. “O segredo está em criar momentos memoráveis e inesperados. Uma experiência faz o viajante se lembrar não apenas da viagem, mas também da marca que proporcionou aquele momento”, explica o CEO.

Além de conquistar o cliente, oferecer um atendimento humanizado e personalizado é estratégico. Cleib reforça a importância de mapear essas expectativas já no primeiro contato. “O viajante não busca apenas um lugar para ficar, mas uma extensão daquilo que o inspira e o faz se sentir confortável. Entender suas preferências individuais, como interesses culturais, gastronômicos ou de aventura, permite criar roteiros únicos. Saber o que ele valoriza é o ponto de partida para criar um vínculo de confiança”, ressalta.

Para implementar essas estratégias com sucesso, é imprescindível investir na formação da equipe, preparando-a para, mais do que atender, entender e encantar o cliente. “O mercado exige profissionais que saibam escutar, interpretar e agir. Profissionais preparados conseguem antecipar necessidades e oferecer as melhores soluções. É isso que transforma uma empresa em referência no setor”, conclui Cleib.

 

Sobre Cleib Filho

Cleib Filho é CEO da 100 Limites Expedições, onde liderou a expansão da empresa no turismo de aventura, consolidando-a como referência no setor. Com uma carreira dedicada ao turismo, Cleib também atua como mentor de agentes de viagens, compartilhando seu know-how em palestras que abordam estratégias de sucesso e desenvolvimento no mercado de aventura, inspirando profissionais a fortalecerem suas atuações no setor.

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