Pix por aproximação: 5 motivos pelos quais ele deve transformar a experiência de compra no varejo

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Ferramenta deve seguir a tendência de crescimento dos pagamentos por aproximação, que já representam dois terços das compras presenciais

O Pix não para de evoluir e, recentemente, ganhou mais uma funcionalidade que promete acelerar o consumo no país: o Pix por aproximação. A modalidade dispensa QR Codes e digitação, bastando aproximar o celular da maquininha para concluir o pagamento. O movimento acompanha a consolidação do Pix como protagonista dos meios de pagamento no Brasil. Segundo o Banco Central, já são 156 milhões de usuários pessoas físicas e 15,2 milhões de empresas cadastradas. Além disso, uma pesquisa da MindMiners, divulgada em 2025, mostra que 73% dos brasileiros já elegeram o Pix como meio favorito de pagamento, superando cartões e dinheiro.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Meios de Pagamento Eletrônicos (Abep), os pagamentos por aproximação cresceram quase 50% em 2024, representando dois terços das compras presenciais no país. A tendência é que o Pix por aproximação siga o mesmo caminho, consolidando-se como um padrão de mercado.

Hoje, o recurso já está disponível para smartphones com sistema Android, ampliando rapidamente sua adoção entre consumidores e varejistas. No caso dos aparelhos iOS, a funcionalidade ainda está em fase de homologação junto ao Banco Central. “Quando o recurso for liberado para usuários de iPhone, a expectativa é de uma massificação ainda mais rápida. Esse passo é fundamental para tornar o Pix por aproximação uma tecnologia universal, presente no dia a dia de todos os brasileiros”, avalia Leandro Fiúza, CEO da SaqPay.

Mas por que essa modalidade deve transformar o varejo? Confira cinco pontos-chave que ajudam a entender essa mudança.

1. Agilidade no atendimento

O recurso reduz drasticamente o tempo de finalização da compra. “O brasileiro valoriza agilidade e conveniência. Com o Pix por aproximação, o cliente paga em segundos e o lojista recebe na hora, sem complicação”, afirma Leandro Fiúza, CEO da SaqPay, plataforma de soluções digitais para o varejo.

2. Experiência mais fluida para o consumidor

O consumidor habilita o cadastro apenas uma vez no próprio banco e, a partir daí, não precisa abrir aplicativo, escanear QR Code ou digitar valores. O pagamento acontece de forma instantânea, tornando a jornada de compra mais simples e favorecendo a fidelização”, explica Leandro Fiuza, CEO da SaqPay.

3. Vantagem competitiva para o lojista

Lojas que saírem na frente podem conquistar clientes que priorizam rapidez e modernidade. “Estamos falando de um recurso que reduz filas, acelera o atendimento e ainda gera economia em relação ao cartão. Em datas de alto movimento, isso pode ser decisivo para o varejo”, completa Fiúza.

4. Melhora no fluxo de caixa

Assim como no Pix tradicional, o recebimento é instantâneo. “Para micro e pequenos empreendedores, isso representa fôlego financeiro para repor estoque ou investir no negócio”, avalia.

5. Incentivo ao consumo digital

Mais do que uma atualização tecnológica, o Pix por aproximação representa um avanço na experiência de compra. Para o consumidor, oferece praticidade e rapidez,  para o lojista, aumenta a competitividade, atraindo clientes que valorizam soluções modernas e ágeis.

Sobre a SaqPay 

A SaqPay é uma plataforma completa de pagamentos que utiliza o Pix como motor de inovação para varejistas físicos e digitais em todo o Brasil. Com soluções como Pix por aproximação, Pix saque, Pix automático, link de pagamento, split de transações e integração via API com sistemas de gestão, a empresa atende desde pequenos comércios até grandes operações com milhares de transações diárias. Fundada em 2017, a SaqPay superou a fase de startup e hoje é uma sociedade anônima, com investidores estratégicos e uma estrutura sólida. Com foco em reduzir custos, aumentar a eficiência e promover inclusão financeira, a SaqPay está presente em todo o território nacional, impactando setores como varejo, postos de combustível, farmácias, padarias e marketplaces.

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