Na últimas emana, o Porto de Natal foi o único destino nordestino incluído na rota brasileira do navio de luxo Seabourn Venture. Com capacidade para 250 passageiros, a embarcação, construída em 2022 e reconhecida pelas experiências exclusivas que oferece, trouxe turistas para conhecer as belezas da capital potiguar antes de seguir viagem para o Rio de Janeiro. Assim, teve início oficialmente a temporada de cruzeiros 2024/2025 no Rio Grande do Norte, que deverá receber mais três navios até o fim da estação.
Atração Internacional e Impulso Econômico
O presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Paulo Henrique Macedo, ressaltou o impacto da temporada para o turismo local:
“Natal é um destino turístico com reconhecimento mundial, e a nossa natureza encantadora atrai o interesse de cruzeiros de alto padrão. Esse tipo de visita impulsiona a economia regional com a chegada de turistas.”
Características Exclusivas do Seabourn Venture
Projetado segundo o padrão PC6 Polar Class, o Seabourn Venture pode navegar tanto na Antártida quanto no Ártico durante o verão e o outono. Com 172 metros de comprimento, o navio possui dois submarinos a bordo, cada um capaz de transportar até seis passageiros e um piloto, permitindo uma experiência subaquática única para seus viajantes.
Temporada Promissora: Mais Navios à Vista
Além do Seabourn Venture, Natal espera outros três cruzeiros de grande porte:
- Janeiro: o navio Artania, da Phoenix Reisen.
- Março: o Vasco da Gama, da Nicko Cruises, e o Odyssey, da Villa Vie Residences.
Paulo Henrique Macedo acrescentou que a Codern segue empenhada em fortalecer a parceria com o setor de cruzeiros para promover o desenvolvimento da região e gerar novas oportunidades de emprego e renda.
LEIA TAMBÉM
– Passeios que vão tirar seu fôlego na Praia da Pipa RN: CONHEÇA!
– O que fazer na Praia da Pipa em três dias de visita na região?
– Praia da Pipa na lista das Melhores Praias da América do Sul
Crescimento do Turismo de Cruzeiro no Brasil
A temporada de cruzeiros no Brasil se estenderá por mais de 170 dias, com nove navios oferecendo um total de 862 mil leitos em roteiros que cobrem 18 destinos e mais de 200 itinerários já confirmados. O segmento, que arrecadou R$ 5,2 bilhões e gerou 80 mil empregos diretos e indiretos na última temporada, busca superar esses números este ano, segundo o presidente da Cruise Lines International Association (Clia) Brasil, Marco Ferraz:
“A indústria de cruzeiros trabalha para manter seu crescimento na América do Sul, beneficiando o comércio, transporte, hotelaria e turismo nas cidades de escala.”
O Brasil foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor destino de cruzeiros da América do Sul pelo World Travel Awards (WTA), reforçando sua posição de destaque no turismo internacional.
Sobre a Seabourn Cruise Lines
Fundada em 1986, a Seabourn Cruise Lines é uma linha de cruzeiros de luxo focada em embarcações de menor porte, com capacidade entre 264 e 600 passageiros. Atualmente, a companhia opera seis navios, oferecendo mais de 700 rotas e passando por inúmeros destinos ao redor do mundo.