Rio Grande do Norte recebe Circuito de Surfe Banco do Brasil que soma pelo circuito realizado pela WSL Latin America o de partida para o acesso brasileiro e demais países da região à World Surf League, a Liga Mundial de Surfe (WSL).
Prova confirmada para acontecer de 31 de outubro a 03 de novembro na Praia de
Miami, Natal.
A disputa será a decisão do Circuito Banco do Brasil é um grande e raro evento em que até os mais bem sucedidos surfistas potiguares da história, Jadson André e Ítalo Ferreira, podem prestigiar, pois soma pelo WSL Sul-americano ( 2024/2025).
A etapa é válida pelo ranking WSL South America de vagas no Challenger Series, atual única forma de ingresso ou retorno à elite mundial da qual Ítalo Ferreira, primeiro ouro olímpico no surfe, foi o campeão em 2019 e é o vice deste ano.
A exemplo das etapas anteriores, a decisão do Circuito de Surfe Banco do Brasil, pontua para o ranking da América do Sul, além de ser o primeiro evento absoluto que o Rio Grande do Norte recebe da World Surf League, tendo as ondas potiguares antes sediado duas etapas Sub 20, a mais recente há uma década, quando então Ítalo Ferreira foi segundo na Praia do Pontal, em Baía Formosa, sua cidade natal e onde até hoje mora.
Naquele 2014, a entidade ainda se chamava A S P, sendo o ano de 2015 não só o de estreia de Ítalo mas também a primeira das dez temporadas da elite com a entidade se chamando World Surf League ( WSL), todas com ele a integrando, inclusive em 2018, em que se machucou mas retornou a tempo de se reclassificar para no ano seguinte se sagrar campeão mundial, título que chegou perto de repetir este ano após sair do quinto para o segundo lugar no WSL Finals, a decisão da primeira divisão do surfe exclusiva aos cinco melhores do ranking masculino e feminino.
LEIA TAMBÉM:
– Saiba tudo sobre as principais praias da Pipa, RN.
– Passeios que vão tirar seu fôlego na Praia da Pipa RN: CONHEÇA!
Novos talentos
Os novos profissionais do surfe potiguar, a exemplo do campeão pan-americano Mateus Sena e Samuel Joca, ambos de Natal, se somam aos formosenses Adauto Sena e Maria Clara Dornelas, ela ainda Sub 18, entre os nomes aguardados no Qualifying nas ondas do RN.
Nomes com título brasileiro a exemplo de Israel Júnior, de Baía Formosa, e Deyvson Santos, que é da própria Praia de Miami, são presenças garantidas. Da Praia de Pipa a experiência de Madson Costa deve se somar a Lucas Silva e Rafael Barbosa como representantes de Tibau do Sul.
Natal deve ter a estreia de Jonathan Freitas e nomes destacados de Ponta Negra como Emanoel Tobias e Lucas Pires são esperados.
TEXTO CHICO PADILHA