Praia de Miami recebe Circuito Banco do Brasil de Surf em Natal

Rio Grande do Norte recebe Circuito de Surfe Banco do Brasil que soma pelo circuito realizado pela WSL Latin America o de partida para o acesso brasileiro e demais países da região à World Surf League, a Liga Mundial de Surfe (WSL).

Prova confirmada para acontecer de 31 de outubro a 03 de novembro na Praia de
Miami, Natal.

A disputa será a decisão do Circuito Banco do Brasil é um grande e raro evento em que até os mais bem sucedidos surfistas potiguares da história, Jadson André e Ítalo Ferreira, podem prestigiar, pois soma pelo WSL Sul-americano ( 2024/2025).

A etapa é válida pelo ranking WSL South America de vagas no Challenger Series, atual única forma de ingresso ou retorno à elite mundial da qual Ítalo Ferreira, primeiro ouro olímpico no surfe, foi o campeão em 2019 e é o vice deste ano.

A exemplo das etapas anteriores, a decisão do Circuito de Surfe Banco do Brasil, pontua para o ranking da América do Sul, além de ser o primeiro evento absoluto que o Rio Grande do Norte recebe da World Surf League, tendo as ondas potiguares antes sediado duas etapas Sub 20, a mais recente há uma década, quando então Ítalo Ferreira foi segundo na Praia do Pontal, em Baía Formosa, sua cidade natal e onde até hoje mora.

Naquele 2014, a entidade ainda se chamava A S P, sendo o ano de 2015 não só o de estreia de Ítalo mas também a primeira das dez temporadas da elite com a entidade se chamando World Surf League ( WSL), todas com ele a integrando, inclusive em 2018, em que se machucou mas retornou a tempo de se reclassificar para no ano seguinte se sagrar campeão mundial, título que chegou perto de repetir este ano após sair do quinto para o segundo lugar no WSL Finals, a decisão da primeira divisão do surfe exclusiva aos cinco melhores do ranking masculino e feminino.

LEIA TAMBÉM:
Saiba tudo sobre as principais praias da Pipa, RN.
Passeios que vão tirar seu fôlego na Praia da Pipa RN: CONHEÇA!

Novos talentos

Os novos profissionais do surfe potiguar, a exemplo do campeão pan-americano Mateus Sena e Samuel Joca, ambos de Natal, se somam aos formosenses Adauto Sena e Maria Clara Dornelas, ela ainda Sub 18, entre os nomes aguardados no Qualifying nas ondas do RN.

Nomes com título brasileiro a exemplo de Israel Júnior, de Baía Formosa, e Deyvson Santos, que é da própria Praia de Miami, são presenças garantidas. Da Praia de Pipa a experiência de Madson Costa deve se somar a Lucas Silva e Rafael Barbosa como representantes de Tibau do Sul.

Natal deve ter a estreia de Jonathan Freitas e nomes destacados de Ponta Negra como Emanoel Tobias e Lucas Pires são esperados.

TEXTO CHICO PADILHA

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

RELACIONADOS