Prefeitura de Natal anuncia concurso na Educação com 710 vagas

A Prefeitura de Natal anunciou um novo concurso público – o primeiro em nove anos – que ofertará 710 vagas para professores, com a previsão de que os aprovados comecem a atuar já no início do ano letivo de 2025. O contrato foi assinado, na segunda-feira (21), com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), que terá a responsabilidade de organizar e aplicar as provas. A expectativa é de que a Comperve publique o edital, com o detalhamento do cronograma, em até 30 dias. Atualmente, a capital tem um déficit de cerca de 1 mil docentes.

As vagas contemplarão tanto pedagogos quanto professores de disciplinas específicas, com o objetivo de atender às necessidades variadas da rede municipal. Do total, 450 vagas serão destinadas a pedagogos que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental. As outras 260 vagas serão para professores de matérias como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes/Música e Ensino Religioso, além de áreas específicas como Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Libras.

Segundo o prefeito Álvaro Dias, o concurso é fundamental para cobrir as lacunas existentes no quadro de professores, agravadas pela ausência de concursos desde 2015 e por fatores como aposentadorias e licenças médicas. “É um concurso para fazer com que possamos preencher toda a necessidade do município, com novos professores concursados efetivos que vão, no tempo mais breve possível, assumir as suas vagas depois da realização desse concurso”, afirmou.

Com a oferta de 710 vagas, a secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, afirma que o quadro de professores terá um incremento significativo. Mesmo que o déficit ainda permaneça, ela destaca que o concurso é considerado um marco. “Desde 2015, não realizamos concursos e, nesse período, a rede foi muito impactada pela pandemia, com o adoecimento de muitos professores, além de aposentadorias e readaptações. Sem dúvidas, a educação pública ganha muito com isso”, disse.

Além disso, Cristina lembrou que a rede municipal ainda depende de professores temporários para suprir vagas emergenciais, como licenças médicas e maternidade. “Porém, como nós temos os professores temporários que são convocados e precisamos ter para suprir as vagas de professor que entram de licença, licença gestante, licença médica, férias prêmio, nós temos também já essa quantidade de professores temporários”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:
Conheça as Galerias que são Patrimônios Turísticos para a Praia da Pipa RN
Conheça a Vida Noturna de Pipa: Baladas
Você sabia que a Praia da Pipa tem picos de surf para todos os níveis?
Banco de Currículo continua cadastrando profissionais em busca de emprego na região de Tibau do Sul

FONTE TRIBUNA DO NORTE

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

RELACIONADOS