A Secretaria de Tributação de Natal (Semut) divulgou nesta segunda-feira (29) que 633 contribuintes que aderiram aos programas de renegociação de débitos promovidos pelo órgão não cumpriram com suas obrigações e correm o risco de perder os benefícios do acordo, podendo ter seus processos de execução fiscal retomados. A equipe da Semut enviou notificações por e-mail, alertando que os contribuintes nesta situação têm até o próximo domingo (05) para regularizarem suas obrigações fiscais com o Município.
“Estamos adotando uma abordagem inovadora ao enviar alertas por e-mail para esses contribuintes. Com a correria do dia a dia, é fácil esquecer esses prazos. Por isso, apelamos aos cidadãos que parcelaram seus débitos e ainda não os pagaram para que cumpram o acordo estabelecido”, ressaltou Ludenilson Lopes, secretário da Semut. Ele destacou que, caso esses contribuintes percam o parcelamento atual e busquem uma nova renegociação, as condições oferecidas pelo Município serão menos favoráveis, com o fracionamento da dívida limitado a 12 parcelas e exigência de entrada equivalente a 20%.
“É crucial que o contribuinte mantenha sua situação fiscal regularizada. Se os acordos não forem cumpridos e os processos de execução fiscal forem retomados, os bens podem ser penhorados e, em último caso, os imóveis podem ser leiloados. Não queremos chegar a esse ponto, por isso, reforçamos o pedido para que todos possam quitar seus débitos”, alertou o secretário.
LEIA TAMBÉM
– Passeios que vão tirar seu fôlego na Praia da Pipa RN: CONHEÇA!
– O que fazer na Praia da Pipa em três dias de visita na região?
– Praia da Pipa na lista das Melhores Praias da América do Sul
Os contribuintes que são correntistas do Banco do Brasil podem consultar seus débitos de IPTU em tempo real diretamente na plataforma da instituição financeira. Utilizando o aplicativo do BB para celular, o Internet Banking ou os terminais de autoatendimento, é possível visualizar os débitos vencidos ou a vencer, selecionar os pagamentos desejados e efetuá-los ou agendá-los de forma rápida e fácil, sem a necessidade de carnês ou boletos com código de barras, e sem acessar os sites ou sistemas da Semut.
Para aqueles que enfrentarem dificuldades nesse processo, a Semut oferece atendimento via chat, disponível também no site do órgão. Além disso, é possível esclarecer dúvidas ou obter boletos por meio dos canais remotos via WhatsApp.