Um vídeo que circula nas redes traz à tona um debate cada vez mais urgente: os efeitos do uso excessivo das plataformas digitais no cérebro e na saúde mental. A discussão foi tema de um Encontro de Notáveis que reuniu a jornalista Mônica Salgado e o psicólogo Dr. Cristiano Nabuco, especialista em dependência digital.
Durante a conversa, os especialistas destacaram como o excesso de dopamina rápida — gerada pelas interações nas redes — pode causar vício, baixa autoestima e dependência da validação social. Segundo eles, a busca incessante por curtidas e comparações constantes com a vida alheia estão entre os fatores que mais afetam a saúde emocional.
O encontro também reforçou que é possível construir uma relação mais saudável com a tecnologia, encontrando equilíbrio e reduzindo a necessidade de exposição contínua nos stories e demais plataformas digitais.
Veja o vídeo
🧠 É ISSO QUE AS TELAS TÃO FAZENDO COM SUA CACHOLA! O cérebro da galera tá virando gelatina e o vilão tem nome e @: redes sociais. Dopamina barata vicia, comparação com a vida alheia ferra a autoestima, validação fica mais importante que oxigênio. Pra destrinchar essa questão… pic.twitter.com/ofkrwzEk9V
— Programa Pânico (@programapanico) August 19, 2025
LEIA TAMBÉM