A competição será realizada pela Comunidade Espresso Hub, como parte da programação da Agência Sebrae Festa do Boi 2024
Entre os dias 13 e 15 de outubro de 2024, a capital do Rio Grande do Norte será o centro das atenções do universo cafeeiro ao sediar a primeira edição da Olimpíada do Café. A competição será realizada pela Comunidade Espresso Hub, como parte da programação da Agência Sebrae Festa do Boi 2024, localizada no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN. Idealizada por Edgard Bressani, o primeiro juiz brasileiro certificado para julgar a competição mundial de baristas e membro do Comitê de Regras do World Barista Championship (WBC), a Olimpíada do Café promete ser um marco no calendário do setor. O evento ocorrerá em parceria com o Sebrae-RN e o Observatório do Café.
Bressani destaca que a escolha de Natal para ser a cidade piloto no país se deu por várias razões. “A parceria com o SEBRAE RN foi fundamental para a organização da primeira Olimpíada do Café em Natal. O SEBRAE traz expertise e apoio estratégico, essenciais para transformar essa ideia inovadora em realidade. Escolhi o Rio Grande do Norte para sediar o piloto por várias razões. O estado possui um movimento lindo em sua comunidade do café, que vem trabalhando em ações conjuntas entre todos para valorizar o café especial no estado. O SEBRAE apóia muito o café e as novas ideias. Além disso, Natal é uma cidade que combina hospitalidade e infraestrutura, proporcionando o ambiente perfeito para promover esse evento pioneiro, que busca fortalecer a cadeia produtiva do café”
A competição será dividida em duas fases principais, realizadas em dias distintos, e contará com a participação de 20 competidores. As inscrições estão em andamento e podem ser feitas pelo link: bit.ly/Inscrição-Olimpiada-do-Cafe-2024 . A Olimpíada do Café tem como objetivo reunir os melhores baristas, mestres de torra, provadores e outros especialistas do mercado, que demonstrarão suas habilidades em provas de conhecimento, avaliação sensorial, preparo de café filtrado, espresso, bebidas à base de café e drinques de assinatura.
Segundo Elton Alves, gestor da área de Cafeicultura do Sebrae-RN, a instituição tem realizado ações que valorizam o produto rural, especialmente o café de qualidade, fortalecendo cada vez mais o ambiente de negócios para preparar esse ecossistema para o futuro.
“Receber um projeto de magnitude nacional aqui no estado, especialmente após os últimos quatro anos de trabalho persistente e otimista para a retomada da cafeicultura potiguar, é motivo de grande satisfação. Já conseguimos protagonizar diversas ações que fortalecem o ecossistema da cafeicultura, conectando todos os elos da cadeia produtiva. Isso mostra a força do Sebrae-RN e a qualidade do nosso trabalho, apesar de ainda não termos um parque cafeeiro tão expressivo, estamos avançando”, destaca o gestor.
Dinâmica da competição
A primeira fase inclui uma prova de conhecimento geral sobre café, preparo de café filtrado e uma avaliação sensorial. Nesta etapa inicial, todos os participantes enfrentarão uma prova de múltipla escolha com 60 perguntas baseadas no livro “Guia do Barista – da semente ao café perfeito”, de autoria de Bressani. Além disso, os competidores terão que criar um blend com três cafés fornecidos pela organização e preparar uma bebida filtrada usando métodos manuais como Koar, V-60, Clever, Sifão entre outros.
A avaliação será baseada no sabor e na técnica de preparo, com 20 pontos atribuídos a cada duelo. Em seguida, os 10 melhores classificados na prova de preparo de café filtrado realizarão uma prova sensorial para identificar uma xícara diferente em trincas de café. Os seis melhores desta etapa avançarão para a fase seguinte.
Na segunda fase, os seis classificados prepararão dois espressos, duas bebidas à base de leite e dois drinques de assinatura sem álcool com sabor dominante de café. O público terá a oportunidade de votar degustando às cegas algumas garrafas de café que estarão à disposição, votando assim em sua bebida favorita, com os três mais votados recebendo pontos adicionais que serão somados à classificação geral.
Concurso acontece durante Festa do Boi
Dentro da programação da Agência Sebrae Festa do Boi 2024, a Comunidade Espresso Hub vai realizar a Olimpíada do Café. O concurso contará com uma infraestrutura completa, incluindo estações de preparo e máquinas de espresso, e será julgado por um corpo de jurados composto por especialistas renomados do setor. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus, certificados e prêmios que podem incluir dinheiro, viagens ou equipamentos de café, dependendo dos patrocinadores.
A competição visa não apenas celebrar a excelência no mundo do café, mas também elevar o conhecimento técnico dos participantes, preparando-os para um mercado cada vez mais exigente. Além disso, o evento marca o início de um circuito de seletivas regionais, culminando em uma grande etapa final nacional que reunirá os vencedores das etapas estaduais.
As inscrições para a Olimpíada do Café podem ser feitas através do link bit.ly/Inscrição-Olimpiada-do-Cafe-2024 , onde também está disponível o regulamento completo do evento.
Serviço
Olimpíada do Café
13 e 15 de outubro de 2024
Inscrições: bit.ly/Inscrição-Olimpiada-do-Cafe-20