O Sebrae Nacional aprovou a resolução DIREX/NA Nº 581/2024, que dispõe, de maneira excepcional, a concessão de até 100% de garantia para operações de crédito por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), em 2025, para empresas administradas por mulheres.
Com a nova resolução, as empresas cuja participação societária da mulher seja superior a 50% do capital ou nas quais essas mulheres atuem como sócias administradoras, terão direito a uma garantia integral (100%) do valor do crédito solicitado. Esse incentivo visa facilitar o acesso aos créditos para as mulheres, reduzindo as barreiras enfrentadas por empreendedoras ao buscar financiamento, especialmente, em um cenário onde as mulheres, historicamente, enfrentam dificuldades adicionais para acessar recursos financeiros.
Como funciona o FAMPE?
O Fundo de Aval (FAMPE) é uma solução que permite que o Sebrae seja um avalista complementar de financiamentos para pequenos negócios. A finalidade do FAMPE é facilitar o acesso de pequenos negócios a financiamentos, por intermédio de garantias complementares em operações de crédito junto a instituições financeiras conveniadas.
Com a disponibilização do FAMPE, o Sebrae contribui para diminuir as dificuldades que os pequenos negócios enfrentam ao atender aos pré-requisitos adotados por instituições financeiras no momento da concessão de um financiamento, uma vez que a falta de garantias reais é uma das principais barreiras para o acesso de pequenos negócios ao crédito produtivo.
Para mais informações sobre como acessar essa linha de crédito, as empresas podem buscar orientação nos centros de atendimento do Sebrae ou entrar em contato através do whatsapp: 2106-7700.