Crescimento da população 60+ e busca por bem-estar impulsionam modelo de estadia de longa permanência com serviços personalizados
As chamadas comunidades de vida planejada e as residências assistidas de alto padrão já são uma tendência consolidada em diversos países. Esses espaços, que permitem que idosos mantenham a independência em ambientes projetados para oferecer conforto e segurança, apresentam atualmente uma taxa de ocupação superior a 80% nos Estados Unidos, segundo dados da NIC MAP Vision, que monitora o setor de moradia sênior.
O Brasil começa a seguir esse caminho, impulsionado principalmente pelo crescimento da população idosa, que, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve representar 38% dos habitantes do país até 2070 — o equivalente a 75,3 milhões de pessoas. Outro fator que contribui para a expansão dessa tendência é o aquecimento do setor de saúde, beleza e bem-estar, incluindo empreendimentos voltados ao público sênior, que registrou um faturamento de R$ 64,8 bilhões no último trimestre de 2024 — um aumento de 16,5% em relação ao ano anterior, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Spa Living
Com os modelos de moradia voltados ao público 60+ ganhando cada vez mais espaço, como alternativa entre o domicílio tradicional e as casas de repouso convencionais, empresas do ramo hoteleiro estão repensando suas estruturas e serviços para atender às novas demandas. É o caso do Spa Estância do Lago, localizado em Almirante Tamandaré, no Paraná. Tradicionalmente focado em reeducação alimentar e bem-estar, o spa vem ampliando sua atuação para receber pessoas da terceira idade em estadias prolongadas. “Estamos aprimorando especialmente a adaptação das estruturas: ampliação de suítes, instalação de corrimãos e pisos antiderrapantes, criação de áreas de convivência e investimento na qualidade dos serviços médicos e de enfermagem — tudo pensado para oferecer mais conforto e segurança aos novos moradores”, explica o médico do spa, Fabiano Lago.
Além das melhorias na infraestrutura, um conjunto de serviços personalizados está sendo implementado para atender às necessidades específicas desse perfil de hóspede. Para garantir cuidados muitas vezes inviáveis no ambiente doméstico, a Estância do Lago desenvolveu pacotes com planos nutricionais individualizados, acompanhamento médico regular, fisioterapia, atividades físicas adaptadas, suporte psicológico e uma programação recreativa voltada à socialização e ao bem-estar do público 60+. Tudo isso sem abrir mão do acolhimento e da autonomia — características que diferenciam o serviço do modelo tradicional das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). “Nosso conceito busca aproximar o hóspede de seu ambiente familiar, proporcionando maior atenção e muito mais felicidade”, destaca Lago.
Atualmente, cinco hóspedes residem no spa living da Estância do Lago, e a expectativa é de que esse número cresça nos próximos anos. “Nossa meta é, em breve, oferecer novas acomodações e pacotes ainda mais flexíveis, com diferentes níveis de serviços e opções de contratos mensais, trimestrais, semestrais ou permanentes”, reforça.
LEIA TAMBEM:
–Onde ver o pôr do sol na Praia da Pipa, RN.
– Você sabia que a Praia da Pipa tem picos de surf para todos os níveis?
– Passeios que vão tirar seu fôlego na Praia da Pipa RN: CONHEÇA!