Surfe: Ítalo Ferreira é eliminado na África do Sul; Rafael Barbosa, é o melhor nordestino no QS sul-americano

ItaloFerreira-Campeao-AbuDhabi
ItaloFerreira-Campeao-AbuDhabi

O potiguar Ítalo Ferreira (RN) teve sua bateria de sábado (12) interrompida por 15 minutos devido a alerta de tubarão durante a etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, válida pelo Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL). Após a paralisação, venceu o sul-africano Matthew McGillivray, mas no domingo (13) foi eliminado nas oitavas de final ao perder para o representante japonês Connor O’Leary.

Italo ainda está  na 4ª posição do ranking

Mesmo com a queda precoce, Ítalo se mantém na 4ª posição do ranking mundial. A distância para Jordy Smith (AFS), agora, vice-líder após iniciar a etapa na ponta, permaneceu a mesma. Por outro lado, a diferença para Yago Dora (PR) aumentou: o paranaense assumiu a liderança provisória e garantirá o topo de forma definitiva se avançar à semifinal — ou até mesmo se o japonês Kanoa Igarashi (ainda 3º) não vencer o evento, mesmo que Yago pare em 5º no evento previsto para recomeçar nesta quarta-feira(16).

A definição dos cinco surfistas que disputarão o título mundial acontecerá na última etapa em Teahupo’o (Taiti). O WSL Finals, por sua vez, será realizado em Fiji, com os cinco melhores do ano, tanto no masculino quanto no feminino.

Rafael Barbosa busca vaga no Challenger Series 2026

rafael barbosa
Rafael Barbosa foto divulgação ISA

Enquanto Ítalo segue vivo na luta pelo bicampeonato mundial, outro potiguar se destaca no cenário sul-americano: Rafael Barbosa, 19 anos,  local de Pipa, Tibau do Sul (RN). Revelado nacionalmente em 2021 ao vencer a categoria Mirim (Sub-16) do Brasileiro em Itacaré (BA), Rafael vem se consolidando com bons resultados no QS (Qualifying Series da WSL).

Em 2024, garantiu vaga no Dream Tour da CBSurf e, em 2025, venceu uma etapa do QS no Ceará, ainda válida para a temporada anterior. Neste novo ciclo, mantém regularidade: foi 5º em Miami (Natal/RN), teve bons desempenhos em Maresias (SP) e Saquarema (RJ), além do 3º lugar conquistado no último domingo (13) na Prainha, no Rio. Com isso, Rafael ascende no Rio ao top 4 do ranking sul-americano do QS 2025/2026, que classifica os sete primeiros.

Atualmente, soma 7.640 pontos — mais de mil à frente do 5º colocado, Caio Costa (SP). O líder isolado é Weslley Dantas (SP), com 14.330 pontos, após vitórias em etapas de 6.000 e 4.000 pontos.

Portanto, com esse desempenho, Rafael Barbosa se aproxima da classificação para o Challenger Series 2026, etapa intermediária da WSL e porta de entrada para a elite do surfe mundial, onde Ítalo brilha. Jadson André, também potiguar, disputa atualmente o Challenger Series e foi o responsável, em 2010, por conquistar a primeira vitória brasileira em casa no CT — onze anos após o triunfo de Andrea Lopes como convidada em 1999, no Rio de Janeiro, fora do circuito principal.

TEXTO: CHICO PADILHA

LEIA TAMBÉM:
Conheça as Galerias que são Patrimônios Turísticos para a Praia da Pipa RN
Conheça a Vida Noturna de Pipa: Baladas
Você sabia que a Praia da Pipa tem picos de surf para todos os níveis?
Banco de Currículo continua cadastrando profissionais em busca de emprego na região de Tibau do Sul

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

Últimas Notícias

RELACIONADOS