Sustentabilidade será o tema principal da 3ª edição do Sabores da Pipa Festival Gastronômico

Festival Pipa Sabores
Festival Pipa Sabores foto Gustavo Metiliene

Feira de troca de plantas alimentícias, Gastronomia km 0 e gestão de resíduos estão entre as ações do evento

Festival gastronômico combina com sustentabilidade? Para a organização do Sabores da Pipa, o tema é uma prioridade. Realizado entre os dias 11 e 21 de abril, na praia da Pipa, o evento tem um sólido compromisso com o tripé sustentável e promove diversas ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Adrianne Ciantelli, organizadora do Festival, enfatiza que a preocupação com questões sociais e sustentáveis é a prioridade central do evento. “Estamos empenhados em não apenas proporcionar uma experiência gastronômica excepcional, mas também em fazer a diferença em nossa comunidade e no meio ambiente. Para isso, temos uma programação repleta de estratégias”, revela.

LEIA TAMBÉM:
Praia da Pipa na lista das Melhores Praias da América do Sul
21k de Pipa vai ter divulgação na Europa

Confira abaixo alguns dos compromissos sociais e ambientais do Sabores da Pipa Festival Gastronômico:

– Capacitação de mão de obra: Oficinas e workshops oferecidos durante o festival por chefs renomados e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que visam qualificar profissionais da área de alimentação fora do lar.
– Comprometimento com a educação: Estudantes do curso de Gastronomia da Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN atuarão como estagiários nos estabelecimentos participantes e nas oficinas e rodas de conversa do evento.
– Gastronomia Km 0: Os participantes do festival se comprometem a utilizar ingredientes locais, promovendo assim uma experiência gastronômica mais sustentável e consciente.
– Feira de troca de plantas alimentícias: Mudas de árvores frutíferas, hortaliças, PANC’s, tubérculos e sementes poderão ser trocados por um quilo de alimento não perecível, que serão doados para a Biblioteca de Sibaúma.
– Gestão de resíduos: Todos os resíduos recicláveis serão coletados seletivamente e destinados adequadamente, com a coordenação realizada pelo parceiro “Gomes da Reciclagem”.
– Prato popular beneficente: Durante a festa de encerramento, chefs locais irão preparar um prato popular cuja renda será revertida para um projeto social comunitário.
– Festa de encerramento em prol do Lar do Jacaré: O festival encerrará suas atividades no dia 21 de abril com uma festa especial, onde parte da renda será destinada ao Lar do Jacaré, instituição que cuida de animais de rua em situação de vulnerabilidade.

LEIA TAMBÉM:
Quando será o Carnaval de 2025?
Conheça novos roteiros turísticos da Chapada Diamantina na Bahia
Planta típica da Caatinga surpreende em receitas de geleias

Com essas atividades, o Sabores da Pipa Festival Gastronômico reforça a sua busca pela construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável, unindo gastronomia a ações que impactam positivamente na sociedade e no meio ambiente.

Para mais informações e atualizações sobre o Sabores da Pipa Festival Gastronômico, siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/saboresdapipaoficial/

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

RELACIONADOS