A Prefeitura de Tibau do Sul e o Trade Turístico da Praia da Pipa estão comemorando novamente a Certificação Green Destinations Silver Award 2023.
O que é a Certificação Green Destinations?
A Green Destinations é uma organização internacional sem fins lucrativos que se dedica a promover o turismo sustentável em todo o mundo. Seu objetivo principal é ajudar destinos turísticos a alcançar e manter padrões elevados de sustentabilidade ambiental, socioeconômica e cultural. A Green Destinations fornece orientações, ferramentas e recursos para ajudar os destinos a desenvolver e implementar práticas sustentáveis, além de reconhecer e premiar aqueles que alcançam o sucesso nessa área. Eles trabalham em estreita colaboração com governos locais, empresas, comunidades e outras partes interessadas para promover um turismo que respeite o meio ambiente, beneficie as comunidades locais e proporcione experiências autênticas e significativas aos visitantes.
LEIA TAMBÉM:
– Prefeitura de Tibau do Sul lança seu Inventário Turístico
– Explorando a Diversidade: Turismo LGBT na Praia da Pipa
Por que aderir a este programa?
Os destinos inscritos no Programa de Prémios e Certificações participam num ciclo de gestão de sustentabilidade que visa a melhoria contínua através de avaliações regulares e verificações independentes.
LEIA TAMBÉM:
– Conheça a Praia da Pipa RN, Brasil.
– Visite Sibaúma, vale muito conhecer estando em Pipa RN
– Não deixe de conhecer a Prainha de Tibau do Sul, em sua visita à Praia da Pipa RN; vale o passeio</a
Conheça o Case de Sustentabilidade que recebeu a premiação em Tibau do Sul
Os extrativistas do distrito de Cabeceiras viviam em situação de carência financeira e se dedicavam à pesca, à agricultura e à extração de ostras em seu habitat natural. Porém, esta última atividade foi desenvolvida sem a devida preocupação ambiental por parte dos pescadores, focando apenas na exploração. A solução para resolver o problema foi encontrada na APROOSTRAS – Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte, resultando no cultivo sustentável do produto, na conservação do meio ambiente e na criação da rota das ostras como alternativa de produção associada ao turismo.