Turismo no Brasil: as cinco maiores tendências para esta década

foto divulgação

De Inteligência Artificial a isolamento, saiba o que o viajante busca no momento de definir sua próxima viagem

À medida que adentramos esta década, o setor de turismo no Brasil inova cada vez mais, impulsionado por tendências que prometem transformar a maneira como exploramos o Brasil. De experiências imersivas a viagens sustentáveis, o país se posiciona na vanguarda do turismo global, oferecendo aos viajantes uma grande diversidade de destinos e experiências. Neste cenário, destacam-se cinco tendências principais que definirão o futuro do turismo brasileiro, desde o aumento da procura por destinos menos conhecidos até a integração da tecnologia em todas as etapas da jornada do viajante.

De acordo com Georgia Roncon, especialista em gestão empresarial, marketing e co-fundadora da Wizzi, plataforma de inteligência artificial que oferece sugestões de destinos personalizados e roteiros únicos para cada viajante, com opções de voos, hospedagens e passeios agilizam e enriquecem as experiências de uma viagem, a integração de tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial, está revolucionando a forma como planejamos e vivenciamos nossas viagens. “Nossa plataforma utiliza IA para oferecer sugestões de destinos personalizados e roteiros únicos para cada viajante, combinando voos, hospedagens e passeios de maneira que agilizam e enriquecem a experiência de viagem. Essa é uma clara demonstração de como a tecnologia está tornando o turismo mais acessível e sob medida para as preferências individuais”, conta.

Nesta década, o turismo no Brasil é marcado por tendências que estão moldando novos caminhos para a indústria. Entre elas, o turismo sustentável e ético ganha destaque, com uma consciência ambiental e social crescente entre os viajantes. Estes procuram por experiências que, além de minimizarem o impacto negativo no ambiente, também tragam benefícios para as comunidades locais. Esta tendência reflete um desejo profundo de contribuir de maneira positiva para os destinos visitados.

LEIA TAMBÉM:
Conheça as Galerias que são Patrimônios Turísticos para a Praia da Pipa RN
Conheça a Vida Noturna de Pipa: Baladas

“Em paralelo, as experiências imersivas e personalizadas estão se tornando cada vez mais procuradas. Os viajantes desejam conhecer a essência da cultura local, desde suas tradições culinárias até o estilo de vida de suas comunidades, buscando uma conexão autêntica com cada destino”, pontua a especialista. Isso aponta para uma demanda por viagens que oferecem um mergulho mais aprofundado na cultura e no modo de vida da região em questão, proporcionando uma compreensão mais rica e significativa dos lugares visitados.

O turismo de isolamento também vem ganhando espaço, com muitos buscando destinos menos explorados e afastados das aglomerações. Essa tendência reflete o desejo de encontrar refúgio na natureza e escapar do caos urbano, valorizando a tranquilidade e a paz que tais locais isolados podem oferecer. “É uma clara indicação de que muitos viajantes estão à procura de experiências mais tranquilas e conectadas à natureza”, acrescenta.

A tecnologia, particularmente a inteligência artificial, desempenha um papel importante nesta nova era do turismo, personalizando as viagens de maneira inédita. Itinerários customizados que atendem aos interesses e necessidades específicas de cada viajante são agora possíveis, graças ao avanço dessas tecnologias. Isso melhora a experiência de planejamento da viagem e enriquece a jornada, tornando cada viagem única e sob medida.

“Por fim, as viagens multigeracionais estão se destacando como uma importante tendência, mostrando que o turismo está se adaptando para ser inclusivo para todas as idades. Famílias estão cada vez mais buscando experiências que possam ser desfrutadas por jovens e idosos, criando memórias valiosas que transcendem gerações”, conclui. Essa tendência evidencia uma mudança para viagens que promovem a união familiar, permitindo que diferentes gerações explorem e apreciem juntas a diversidade do Brasil.

Essas tendências apresentam oportunidades para o setor de turismo no Brasil se adaptar, inovar e prosperar. Ao abraçar estas mudanças, o país pode solidificar ainda mais sua posição como um destino turístico de escolha, atraente para um espectro diversificado de viajantes.

LEIA TAMBÉM:
Praia da Pipa na lista das Melhores Praias da América do Sul
21k de Pipa vai ter divulgação na Europa

Sobre Georgia Roncon

Empreendedora com experiência no mercado de turismo e profissional de marketing focado em resultados, comunicadora e pesquisadora de UX com habilidades em planejamento de marketing integrado, estratégia de entrada no mercado, gerenciamento de projetos e inovação. É uma pensadora global, apaixonada por comportamento de audiência e tendências culturais. Possui Bacharelado em Português e Inglês pela UECE, dois MBAs em Gestão de Negócios e Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e um Mestrado em Comunicação e Mídia pela Lynn University nos Estados Unidos.

Sobre a Wizzi

A Inteligência Artificial Wizzi entrega destinos e  roteiros personalizados, sugestões de voos, hospedagem, passeios levando em consideração o orçamento do viajante. Além disso, oferece dicas do que fazer e onde comer no destino, minimizando o estresse e maximizando as opções de lazer ao programar uma viagem.

Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram @wizzi_turismointeligente.

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

RELACIONADOS