Exposição ‘Memórias do Mar’, de João Oliveira, entra em cartaz na Pinacoteca do Estado

Fotos da exposição Memórias do Mar, por João Oliveira 3
Fotos da exposição Memórias do Mar, por João Oliveira

Neste trabalho, o artista visual investiga a cultura da pesca artesanal na Costa Branca do Rio Grande do Norte. A abertura ocorrerá nesta sexta-feira (26), ocasião em que será relançado o fotolivro “Sal e Mangue” (2021)

Composta de instalações, colagens, cianotipias e séries fotográficas, a exposição “Memórias do Mar” caminha por paisagens de mangues, embarcações, ranchos de pescadores, cardumes e salinas. Uma das protagonistas da economia do Estado, a cultura da pesca artesanal na Costa Branca do Rio Grande do Norte ganhou um retrato poético a partir das lentes do artista visual João Oliveira. Depois de anos de pesquisa na região, ele apresenta ao público o resultado de seu trabalho, por meio da mostra que será aberta ao público nesta sexta-feira (26), às 19h, na Pinacoteca do Estado, em Natal (RN).

Fotos da exposição Memórias do Mar, por João Oliveira 3
Fotos da exposição Memórias do Mar, por João Oliveira

LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de Tibau do Sul lança seu Inventário Turístico
Explorando a Diversidade: Turismo LGBT na Praia da Pipa

Na ocasião também será relançado o fotolivro “Sal e Mangue” (2021). A mostra fica em cartaz até o dia 18 de maio. A inspiração para a exposição surge da profunda imersão de João Oliveira na pesquisa antropológica, especialmente o seu envolvimento com o Núcleo de Antropologia Visual (NAVIS), na UFRN, sob a orientação da professora Lisabete Coradini, que assina a curadoria ao lado de Paula Lima. Os trabalhos foram desenvolvidos em paralelo à sua pesquisa de mestrado na região, focada na fotoetnografia.

Acompanhe o Pipa Notícias no Instagram

RELACIONADOS