Venda mais no carnaval: confira cinco dicas do Sebrae para o seu negócio

Empreendedores podem adotar estratégias para aproveitar busca por diversos produtos, como fantasias, bijuterias, pacotes de viagens e alimentos
Carnaval é uma das épocas do ano de maior aquecimento nas vendas de produtos diversos, desde vestimentas, como as fantasias e acessórios, até pacotes de viagens e alimentos. Para aproveitar a data e aumentar o faturamento, os empreendedores devem adotar estratégias que atraiam os clientes, seja no ambiente físico ou virtual.
A analista técnica do Sebrae/PB, Rosário Brito, lembra a importância de investir na decoração do ambiente, caso o estabelecimento seja físico, e também no conteúdo das redes sociais, no caso das lojas virtuais. “O carnaval, por si só, é uma festa de muitas cores e fantasias, portanto, nada mais apropriado do que levar esse clima de animação para o ambiente da loja. No caso das redes sociais, lembre-se de compartilhar conteúdo relevante sobre as características da empresa junto com seus posts promocionais”, orienta a analista.
Para quem quer atrair o cliente com promoções, destacando-se ainda na concorrência, Rosário Brito sugere a criação de promoções, entrega de brindes e outras vantagens, como redução no valor da tarifa de entrega dos produtos ou serviço ou até frete grátis, além de oferecer facilidade no pagamento. “Eis o momento para ter a percepção e elaborar uma boa estratégia para atrair o consumidor e impulsionar suas vendas, aumentando o seu faturamento”, complementa.
Dona de uma loja de festas, Claucilania Moura está otimista com o aumento nas vendas durante o período carnavalesco. Para atrair os clientes, ela investiu na decoração da loja e também em conteúdos criativos para as redes sociais. “A gente leva as peças para a rede social e posta vídeos com as fantasias. Fazemos todo um cenário e tentamos chamar a atenção dos clientes. Este mês, devido ao carnaval, dá uma melhorada nas vendas”, revela a proprietária da Celebração Festas. Ela lembrou ainda que o público infantil também contribui para o aumento nas vendas, por conta das festas organizadas nas escolas.
Segmentos diversos
As festividades de momo aquecem ainda as vendas dos empreendedores que trabalham ofertando serviços, como passeios turísticos, fotografias, centros de beleza e estética, limpeza e manutenção de ambientes, além dos que atuam no segmento de alimentos, com venda de pratos prontos e bebidas.
Confira as dicas do Sebrae para aquecer as vendas no carnaval:
1. Decore sua loja: o visual de uma loja é um dos grandes responsáveis por fazer as pessoas entrarem e comprarem algo. Decore o ambiente e, conforme seu setor de atuação, invista em adereços para os funcionários, principalmente aqueles que têm contato direto com o cliente.  Tenha bastante cuidado para não exagerar e acabar desviando o foco dos clientes do que realmente importa, que são os produtos à venda.
2. Escolha os melhores produtos: as pessoas querem encontrar os produtos certos para a diversão e você precisa escolher sabiamente quais serão colocados em destaque. Comece analisando o seu público-alvo e o tipo de mercadoria que eles estão buscando. Observe o seu estoque para ter capacidade de atender a sua demanda.
3. Fique de olho nas tendências: é estratégico observar o mercado atual. Pesquise quais são as tendências na música, na moda e na internet. O comportamento dos consumidores no carnaval passado também pode gerar boas ideias. Por mais que as pessoas não comprem exatamente as mesmas coisas, elas podem se comportar de maneira semelhante e serem, de certa forma, mais previsíveis.
4. Faça promoções temáticas: para capturar a atenção dos clientes durante este período, tente oferecer brindes exclusivos com compras acima de determinado valor — juntamente com cupons usados para obter desconto em compras futuras — permitindo a geração de leads qualificados que podem resultar em futuras vendas.
5. Promova sua marca online: aproveite o momento em que as pessoas procuram por festividades no Google, outros sites de busca, nas redes sociais e em outros canais virtuais para promover sua marca digitalmente durante o período do carnaval. Por exemplo, use hashtags relacionadas às festividades na hora da publicação dos posts nas redes sociais — assim é possível engajar um maior número de usuários da web interessados no assunto.

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